Esta é a arquitetura que se origina do sistema de Cidori, um antigo brinquedo japonês. Cidori é uma composição de varetas de madeira com juntas que possuem a mesma forma, que pode ser estendida simplesmente pelo torcer das varetas, sem a necessidade de uso de agulhas ou arranjos metálicos.
A tradição desse brinquedo foi formada e transmitida em Hida Takayama, uma pequena cidade sobre uma montanha, onde ainda existem muitos artesões qualificados.
Cidori tem como elemento um quadrado de madeira de 12mm que para esse edifício foi transformado em diversos tamanhos. Partes de 60mmx60mmx200cm ou 60mmx60mm400cm e que forma uma grelha de 50cm². Essa grelha cúbica torna-se ainda em um suporte para a própria exposição do museu.
Jun Sato, engenheiro estrutural do projeto, realizou um teste de compressão e flexão para verificar a força deste sistema e notou que mesmo a estrutura de um brinquedo poderia ser aplicada para grandes edifícios.
Este sistema revela a possibilidade de criar um universo combinando pequenas unidades como brinquedo em nossas próprias mãos. Trabalhamos nesse projeto com a esperança que a era da arquitetura feita por máquinas pudesse acabar e os seres humanos teriam, então, que construir com suas mãos novamente.
- Cliente: GC Corporation