A residência está localizada em um terreno de 8×40 metros, no tecido urbano histórico da cidade de Cartaxo, em Portugal.
O projeto conta com um pátio central e um jardim que permite a passagem de luz através de todos os espaços da casa durante o dia. Este pátio central é um elemento de grande importância dentro da estrutura do projeto.
O projeto explora o comprimento do terreno, permitindo a seus moradores disfrutar de seus diferentes espaços e, ao mesmo tempo, visualizar, passear ou mover-se neste eixo, sendo o principal percurso do projeto.
A habitação e o jardim são parte do mesmo espaço, tanto na forma, como no habitar da casa, proporcionando, então, o uso dos espaços exteriores e interiores. Isto se manifesta também por uma parede branca que reúne a circulação e os diferentes espaços do térreo, onde estão dispostas as áreas sociais da família.
A escada, que conecta os dois pavimentos, converte-se em um filtro visual entre a entrada, a sala de estar e o jardim.
Grandes elementos de vidro são utilizados no projeto, relacionando assim os espaços interiores com o jardim. O pátio, orientado ao norte, dá luz a cozinha e a um pequeno escritório.
Os menores espaços da habitação, como a cozinha e os banheiros, demonstram calor através das suas cores e texturas, ao contrário dos espaços maiores (sociais) que têm um maior caráter, explorando uma particular espacialidade e condições através da entrada de luz natural.