O primeiro material construtivo que vem à cabeça ao pensar em edifícios altos é aço ou concreto. Mas, caso encontrássemos um pouco de madeira no meio da selva de pedras, sem dúvida a paisagem melhoraria consideravelmente. Isto é o que está sendo desenvolvido pelo arquiteto Michael Green, que projetou um edifício de estrutura de madeira com 30 pavimentos em Vancouver, Canadá.
Este edifício poderia marcar um antes e depois na construção de arranha-céus de madeira, criando uma obra mais calorosa e agradável, e, quem sabe, muito mais consciente ambientalmente. Green também compartilhou o memorial do seu projeto com os detalhes de suas pesquisas e os resultados do desenho, o que pode ser encontrado neste link.
A motivação de Green se centra na grande quantidade de energia requerida para obter os materiais dum edifício atual. As florestas canadenses se forem bem administradas, podem produzir material abundante, livre de emissões, para construir nossas cidades. Enquanto Tall Wood é um edifico de 30 níveis, segundo seu arquiteto este número poderá subir, dependendo da continuidade de seus estudos.
A estrutura principal do edifício é feita de vigas de madeira laminada, ao invés do aço. Estas estruturas são muito resistentes frente ao fogo, trabalhando esta situação muito melhor que o aço. Reagindo ao fogo, na face exterior se forma uma capa carbonizada que protege a estrutura da madeira em seu interior. O ponto mais fraco neste caso são as conexões metálicas.
O PDF desenvolvido por Green, sem dúvida, resulta numa grande ajuda como princípio para realizar novos edifícios de madeira, sobretudo, ao levar em conta que Vancouver é uma cidade que, igual à muitas outras, sofre com terremotos.
via cnn.