Nas redondezas de Arsenale encontramos a Radix, a instalação desenhada pelos portugueses Aires Mateus (Francisco e Manuel Aires Mateus), uma estrutura simples e elegante de aço corten localizada nos cais desenhados por Jacopo Sansovino entre 1568 e 1573.
Radix é um arco apoiado em três pontos com um quarto extremo suspenso sobre a água, dando uma sensação de equilíbrio vinda de uma estrutura aparentemente maciça de aço que se torna mais leve com o balanço, formando um volume harmonioso.
“Conceitualmente, esta estrutura combina história com contemporaneidade e tecnologia. Radix é uma estrutura que propõe continuidade sobre a novidade. Sugere que indagar e propor são atos de recombinação que permitem o encontro entre o diálogo e reflexões. No campo da arquitetura, a memória identifica formas, espaços materiais, tato, luz e sons”.
“Esse processo de identificação dá lugar a um pensamento crítico que permite entender uma herança comum. Mais que um conceito em particular ou recriação de um momento especial, os arquitetos evocam um sentido de identidade através do uso da forma e dos espaços que constituem o valor do coletivo”.