- Área: 0 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luis Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da Escola de Hotelaria define uma nova rua, elemento estruturante e vital para a requalificação da antiga área da Fábrica Robinson.
A Sul, “pendura-se” literalmente sobre a paisagem mais distante, aproveitando o grande desnível natural do terreno. O edifício pretende ser uma caixa pousada sobre o talude existente definindo uma grande varanda para onde se voltam os principais espaços da escola – salas de aula, biblioteca, sala de convívio, restaurante e bar.
A Norte, esta caixa é fechada, dada a sua relação tão franca com a rua e configura dois corpos totalmente fechados. O maior e mais destacado volume alberga todas as cozinhas e infra-estruturas de apoio ao restaurante, self-service e ensino relacionado, e acabado num tom azul tradicionalmente usado nas padarias e em todos os locais onde se verificam exigências especiais de higiene. Este volume também fica denunciado pelos enormes lanternins-chaminés.
Na zona em frente às salas de aula e correspondente ao corpo de cor amarelo ocre são colocados os gabinetes de trabalho e espaços complementares e de menor área, abrindo-se cada um para um pequeno pátio privado, em consola.
Este equipamento, integrado no Plano de reabilitação da antiga Fábrica Robinson, é um elemento de articulação com o restante tecido urbano, coabitando com os edifícios existentes, recuperados ou a recuperar, em novos programas, garantindo assim a permanência da implantação original, promovendo a conservação da memória histórica através do património.