- Ano: 2011
-
Fotografias:Filip Dujardin
'Lendo nas Entrelinhas' é um projeto da dupla Gijs Van Vaerenbergh, uma colaboração entre os jovens arquitetos belgas Pieterjan Gijs (Leuven, 1983) e Arnout Van Vaerenbergh (Leuven, 1983). Desde 2007, eles realizam trabalhos em espaços públicos em que contribuem com seus conhecimentos arquitetônicos, mas com intenções artísticas. Seus projetos não são originados da iniciativa de um cliente clássico, por exemplo, e carregam uma alta dose de autonomia. Suas primeiras preocupações são a experimentação, a reflexão, um envolvimento físico com o resultado final e a conexão do espectador.
O projeto é parte de um 'poço', um trajeto artístico com trabalhos de cerca de dez artistas na região de Borgloon-Heers (na província flamenca de Limburg). 'Poço' será a primeira parte da exposição do projeto Z-OUT, uma iniciativa em que Z33 o museu de arte contemporânea da cidade de Hasselt, apresenta arte no espaço público. Em 24 de setembro, Gijs Van Vaerenbergh revelará uma construção na paisagem rural, por uma rota ciclística, baseada no projeto de uma igreja local. Esta igreja consiste em 30 toneladas de aço e 2.000 colunas, construída no fundamento do concreto armado. Através do uso de placas horizontais, o conceito da igreja tradicional é transformada em um objeto de arte transparente.
Dependendo da perspectiva do espectador, a igreja é percebida como um edifício massivo, ou dissolve-se - parcialmente ou completamente - pela paisagem. Quem a vê de dentro para fora, por sua vez, presencia-se um jogo abstrato de linhas que remodela a paisagem circundante. Dessa forma, igreja e paisagem podem ser consideradas partes do projeto - portanto, também o seu título, que implica que ao ler entre as linhas, deve-se ler também as próprias linhas. Em outras palavras: a igreja torna a experiência subjetiva da paisagem visível, e vice-versa.
O projeto pode ser lido como uma reflexão de assuntos arquitetônicos como escala, implantação, e outros conceitos. Mas o projeto enfaticamente também transcende o estritamente arquitetônico. Afinal de contas, a igreja não tem uma função bem definida e se concentra na experiência visual em si (pode-se até considerar que seja um desenho no espaço). Ao mesmo tempo, a construção demonstra que essa experiência é uma consequência do projeto, que explicitamente refere-se às várias etapas da concepção.. Para além de que, a igreja não cumprindo sua função clássica, pode ser entendida como uma reflexão sobre o patrimônio relacionado com a ocupação atual das igrejas da região (e seu potencial de reuso artístico).
Todas estas camadas mesclam em uma obra de arte aberta a várias leituras, desde estritamente arquitetônica a artística. Ao mesmo tempo, 'Lendo nas Entrelinhas' é uma intervenção espacial acessível que passa, entre outras, uma experiência visual inesperada.