Voltando aos tempos quando o cinema era gravado sem cores ou som, a seção Cinema e Arquitetura apresenta hoje o filme alemão “O Gabinete do Doutor Caligari“, de Robert Wiene. Uma obra prima que utiliza cenários totalmente estilizados com espaços abstratos para representar cenas diferentes. É considerado um dos filmes mais influentes do expressionismo alemão, uma vez que muitas das características incomuns do filme (da natureza geométrica dos cenários e figurinos) que estavam décadas à frente de seu tempo.
Você já viu esse clássico? O que você acha sobre como a era de filmes mudos retratam o espaço? Deixe-nos saber seus pensamentos nos comentários abaixo.
INFORMAÇÕES
Título Original: Das Cabinet des Dr. Caligari
Ano: 1920
Tempo: 71 min.
País: Alemanha
Diretor: Robert Wiene
Escritor: Hans Janowitz, Carl Mayer
Trilha Sonora: Giuseppe Becce
Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Fehér, Lil Dagover, Hans Heinrich von Twardowski
SINOPSE
Dr. Caligari é um médico que apresenta um espetáculo numa pequena cidade holandesa, na feira local. No espetáculo ele hipnotiza um rapaz chamado Cesare, que faz previsões sinistras para os moradores locais. Desde então, o jovem é induzido a se tornar um assassino.
TRAILER
FILME
Uma vez que a licença para o filme é de domínio público, você pode desfrutar desta versão reconstruída pelo Films Archive da Alemanha, com os tons originais da gravação.