Esta semana na seção “Cinema e Arquitetura” apresentamos um filme produzido por Carlo Ponti e dirigido por Jean-Luc Godard, um dos principais representantes do movimento cinematográfico da década de 60 francês conhecido como La Nouvelle Vague. Trata-se de uma história adaptada da novela de Alberto Moravia: Il disprezzo, escrita dez anos antes da filmagem. O resultado é um filme onde cada cena é a composição em termos de cor, proporção e contraste. E como um bônus para nós arquitetos, a maior parte da história é tomada em lugares da Villa Malaparte na Ilha de Capri, uma casa incrível na costa rochosa.
Convidamos você para apreciar este clássico e dividir conosco suas ideias sobre o filme, esta casa estonteante e sua relação com esta paisagem magnífica.
INFORMAÇÕES
Título Original: Le Mépris
Ano: 1963
Tempo: 102 min.
País: França, Itália
Diretor: Jean-Luc Godard
Roteiro: Alberto Moravia (novela), Jean-Luc Godard
Trilha Sonora: Piero Piccioni
Elenco: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Giorgia Moll, Fritz Lang
SINOPSE
O produtor de filme americano Jeremy Prokosch (Jack Palance) contrata o respeitado diretor austríaco Fritz Lang (interpretando por si mesmo) para dirigir uma adaptação cinematográfica da “Odisseia” de Homero. Insatisfeito com o tratamento de Lang do material como um filme de arte, Prokosch contrata Paul Javal (Michel Piccoli), um romancista e dramaturgo, para retrabalhar o roteiro.
O conflito entre a expressão artística paralelo e a oportunidade comercial paralela ao estranhamento súbito de Paul com sua esposa Camille Javal (Brigitte Bardot), que torna-se indiferente com Paul depois de ser deixada sozinha com Prokosch, um playboy milionário.
TRAILER