Quando os planos para o High Line foram revelados, causou-se uma forte impressão na comunidade de design. A linha ferroviária elevada convertida, há muito abandonada pela cidade de Nova York, foi ameaçada por demolição até que um grupo de ativistas lutou por seu renascimento e ajudou a transformá-la em um dos espaços públicos mais famosos de Manhattan. Agora o Queens, um bairro com infraestrutura abandonada está reconstruindo à sua maneira sua própria versão do High Line, a ser conhecida como o Queensway Cultural Gateway.
No final de dezembro, o Fundo para Terras Públicas anunciou que o governador de Nova York, Andrew Cuomo já concedeu uma bolsa de 467.000 dólares para a organização iniciar um estudo de viabilidade sobre a linha ferroviária de 5.6 quilômetros de Long Island. Propostas iniciais revelam um novo caminho para pedestres, ciclovias, espaço verde público e uma porta de entrada cultural que vai celebrar a diversidade do Queens na arte, escultura e comida, servindo os 250.000 moradores que vivem nos bairros ao longo do percurso, incluindo Rego Park, Forest Hills , Richmond Hill, Ozone Park e Forest Park.
O espaço público é vital para a saúde das comunidades urbanas. Queens, um dos bairros mais populosos de Nova York, tem uma disposição substancial de parques públicos e acessibilidade beira-mar, bem como vida selvagem e natureza preservada. A linha de trem Rockaway, o ramo da Long Island Rail Road que foi abandonado há mais de 50 anos, oferece a oportunidade de continuar esta tradição e revitalizar bairros que são desprovidos desses tipos de espaços. A Queensway promete trazer um estímulo econômico para as comunidades que a rodeiam. O desenho original do High Line prova quão poderosos esses tipos de projetos podem ser.
Friends of the Queensway, uma organização de cidadãos comprometidos a transformar estes 5.6 quilômetros em um parque novo, acreditam que ele irá aumentar a viabilidade econômica dos bairros e ajudar a atrair e manter os negócios. A concessão vai fornecer o financiamento para realizar um estudo de um ano sobre os fatores ambientais, econômicos e de engenharia que farão possível projeto.
Concomitantemente ao projeto Queensway está uma proposta por meio do Regional Rail Working Group para revitalizar a linha como parte do sistema de metrô de Nova York, proporcionando uma ligação Norte-Sul entre Rego Park e Ozone Park, e, finalmente, conectando a Estação Penn ao Aeroporto Kennedy através do Queens. A proposta é cara, mas certamente tem suas vantagens, especialmente após o furacão Sandy, que causou estragos nas linhas de trem em Far Rockaway, tornando a área praticamente inacessível ao transporte público nas semanas que se seguiram à devastação. Enquanto líderes da comunidade e o Fundo para Terras Públicas debatem sobre a melhor solução para esta linha abandonada, os cidadãos devem pesar as vantagens de qualquer um dos cenários.
A Queensway tem tanto trilhos a nível do solo quanto elevados, proporcionando oportunidades únicas de interação entre a paisagem natural e a infraestrutura abandonada. Qualquer pessoa que tenha andado no High Line pode atestar seu design paisagístico e arquitetônico inteligente misturado com os antigos trilhos que são executados em emendas ao longo do caminho elevado. Vários projetos especulativos estão postados no TheQueensway.org que anunciou o último chamado para a comunidade re-imaginar um espaço público que pode ser usado de várias maneiras.
Rockaway, o ramal ferroviário presente, tem uma variedade de recursos naturais e artificiais. Trilhos fincados no solo, invadidos por árvores e vegetação, plataformas de concreto abandonadas e rachadas, parapeitos de aço, todos os que inspiram inumeráveis traduções a espaços públicos utilizáveis. Suas características variam entre áreas isoladas e florestadas até grandes faixas abertas e expansivas porções de terra que permitem vistas panorâmicas de bairros próximos. As possibilidades são empolgantes. Fique atento enquanto o Fundo para Terras Públicas e o Friends of the Queensway empurram esse projeto adiante.
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