Arquitetos
Localização
Fort Lauderdale, FL, EUASócios encarregados
Bjarke Ingels, Thomas ChristoffersenResponsável pelo projeto
Daniel KiddColaboradores
Chris Falla, Suemin Jeon, Andreia Teixeira, Jenny Shen, Marcella Martinez, Michael ZhangÁrea
80,000 m2Ano do projeto
2013Fotografias
Courtesy of BIG
Colaboradores
Bohler Engineering, Beilinson Gomez Architects, Rosenberg Gardner Design, M2E, Environmental Design, Brennan ConsultingOrçamento
U$250 milhõesCliente
Cymbal Development
O empreendimento misto, Marina Lofts, no centro de Fort Lauderdale procura infundir um trecho atualmente degrado ao longo do New River com um espaço público bem-sucedido para pedestres, e assim, atrair novos moradores para seu desenvolvimento. Totalizando mil apartamentos para locação, mais de 900 m2 de restaurantes e 2.300 para o comércio, o projeto de uso misnto está dividido em três fases. A empreendedora sediada na Flórida, Asi Cymbal, espera que o projeto tenha um retorno econômico a longo prazo benéfico à cidade e à comunidade local de Fort Lauderdale.
“Nossa intenção aqui é criar um projeto de classe internacional que irá servir como modelo de arquitetura, criatividade e energia ao longo do trecho mais nobre da orla de Fort Lauderdale,” disse Asi Cymbal, proprietário da Cymbal Development.
Situado em um intervalo industrial no parque Fort Lauderdale's Riverwalk, o Marina Lofts fica junto ao braço final do atual espaço público fragmentado ao longo doNew River. O projeto do BIG estrutura o espaço com uma generosa promenade pública amarrada ao sul por 3 séries de torres residenciais, criando uma vida pública ao longo da orla enquanto mantém a existência das atividade da marina de Fort Lauderdale. As duas torres iniciais são tratadas como um edifício contínuo com uma "quebra" no centro que forma a abertura que permite a atividade máxima de pedestres flua entre os edifícios e estenda a vida da cidade para a beira mar.
“O projeto preenche a brecha entre o mar e o centro de Fort Lauderdale costurando fragmentos existentes da promenade a um novo e revitalizado parque, adicioando densidade e vida à paisagem cênica. Os dois edifícios são divididos para forma uma caverna e um canyon –abrindo para a vizinhança o contato com o rio. Um projeto feito através da subtração mais do que da adição.” Bjarke Ingels, Sócio fundador, BIG.
Conforme ambas as torres ascendem, a quebra entre elas permite a flexibilidade nos tamanhos dos apartamentos ao liberar as unidades do grid estrutural e possibilitando que os espaços de estar cresçam para cima ou para baixo. O preenchimento sólido do vazio mantém a privacidade entre as unidades ao direcionar as janelas em localizações cuidadosamente orquestradas.
O terreno da terceira torre é atualmente lar de uma garagem de 250 barcos, que permanece intacta já que a futura torre escancara a entrada da garagem, permitindo que os barcos passem facilmente entre suas pernas. A estação de táxi marítimos existente é ampliada com estruturas de sombreamento e pavilhões permanentes para ativar ainda mais a conexão através do rio. A orla será um parque impressionante com amplos recuos do mar para fornecer mais espaços públicos ao sul do passeio. Um café, espaços comerciais irão ocupar os níveis mais baixos do edifício, trazendo vida à vizinhança. Em uma cidade onde a vida diária muda facilmente entre a terra e água, o Marina Lofts aumenta ambos, contribuindo com a vibrante densidade e conecta os espaços públicos ao longo do New River.
O histórico Rain Tree, altamente apreciado pela comunidade local é preservado e recebe uma posição proeminente ao ser realocado e reestruturado como uma peça central do novo parque ao longo da promenade. A construção da primeira fase está prevista para ser iniciada em dezembro de 2013.