Em uma apresentação na Itália nesta manhã, Rem Koolhaas anunciou que o tema para a Bienal de Veneza de 2014 será "Fundamentos" ("Fundamentals"). De acordo com o tweet da revista Domus sobre o evento, Koolhaas deseja que esta Bienal, a qual é de sua curadoria, faça uso da pesquisa histórica para explorar como a Modernidade e a globalização têm formado, desde 1914, a arquitetura que fazemos hoje. Esta Bienal terá foco no desaparecimento das identidades arquitetônicas nacionais e na formação, por mais de 200 anos, de uma arquitetura global que produz, segundo Koolhaas, "a mesma coisa, com os mesmos materiais, nos mesmo estilos. Como isto aconteceu?"
Leia mais sobre a Bienal de Veneza 2014 de Koolhaas após o intervalo...
De acordo com Koolhaas, esta Bienal - que dará destaque maior à arquitetura do que aos arquitetos e à história do que à contemporaneidade - buscará se voltar para as invenções básicas da modernidade, "as partes elementais da arquitetura": lâmpadas, elevadores, paredes, pisos, tetos etc. Koolhaas mencionou que os dois anos de preparação será fundamental para que os arquitetos realizem a pesquisa histórica necessária.
O presidente da Bienal, Paolo Baratta, afirmou também que Koolhaas não será apenas um curador, mas também coordenará "a força coletiva de todos os pavilhões nacionais".
Via @DomusWeb