-
Arquitetos: Meier Partners
- Ano: 2013
-
Fotografias:Scott Frances – OTTO
-
Fabricantes: Guardian Glass, Italcementi, Styl Comp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos amigos do escritório Richard Meier & Partners compartilharam conosco seu último projeto finalizado: Italcementi i.lab em Bergamo, Itália. O edifício, um novo centro de pesquisa e desenvolvimento para Italcementi, que é dos cinco maiores fabricantes de cimento no mundo, é um mostruário para o projeto sustentável, obtendo um dos primeiros selos LEED Platinum da Itália.
De acordo com o escritório, o projeto reflete não só o comprometimento da companhia com a sustentabilidade, mas também "a posição de líder da empresa, com avanços tecnológicos e comprometimento na pesquisa e inovação no uso do concreto."
No Comunicado à Imprensa, Dukho Yeon, sócio responsável pelo projeto, descreve o mesmo: "i.lab é o edifício mais sustentável de nosso escritório até hoje. Em um volume escultural e dramático, mas com formas simples, mostramos as possibilidades do concreto em perfeito equilíbrio com a finalidade técnica do edifício".
Saiba mais sobre Richard Meier & Partners a seguir...
Italcementi i.lab é proeminentemente posicionado na extremidade oriental do Parque Tecnológico Científico Kilometro Rosso em Bergamo, Itália. O edifício aborda o sistema de classificação LEED que inclui uma implantação sustentável, eficiência da água, projeto e inovação, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade interna ambiental. A construção em forma de V reforça as fronteiras do terreno triangular e incorpora um programa de espaços técnicos e administrativos em duas asas que rodeiam um pátio central.
A organização interna da asa de laboratórios responde às exigências altamente funcionais específicas do programa. A grade simples estrutural e um corredor de circulação central permitem layouts eficientes e flexíveis para vários setores. A ala sul aloja salas de conferências, um salão multiuso de dois andares e a sala de diretoria, em balanço sobre o segundo pavimento. Pátios adicionais abaixo da grade fornecem ar fresco e luz natural para o nível subterrâneo dos laboratórios e espaços mecânicos.
A cobertura da estrutura forma uma quinta fachada virtual perfurada com um sistema de claraboias direcionando a luz natural nos escritórios, corredores de circulação e espaços de laboratório, animando os interiores com a mudança de luz natural.
A implementação de um inovador concreto branco de alta resistência, desenvolvido pela Italcementi especificamente para esta estrutura vai diminuir significativamente a poluição causada por emissões de veículos e atividades industriais. O concreto white TX Active ® reage com raios ultravioletas quebrando poluentes nocivos.
Em linha com os esforços contínuos da empresa para tratar de questões de conservação de energia e desempenho ambiental, o edifício de alta performance utiliza fachadas personalizadas, vidros claros com isolamento térmico, e incorpora geotermia e sistemas de energia solar renovável. Painéis fotovoltaicos, painéis solares e poços geotérmicos fornecem quase que a auto-suficiência, atendendo todo o aquecimento e resfriamento do edifício.
Comentários de Richard Meier: "Começamos a trabalhar com a Italcementi e com o seu Presidente, Sr. Carlo Pesenti, ao projetar a Igreja do Jubileu, em Roma. A Igreja foi inicialmente concebida para ser feita em concreto branco, mas em conjunto com a Italcementi, concluímos que 12 toneladas de painéis de concreto branco pré-moldados seria a melhor maneira de executar o projeto.
O cimento branco Italcementi desenvolvido e utilizado na construção do edifício i.lab em Bergamo é auto limpante e, portanto, será sempre branco.
Com a Italcementi, temos trabalhado em conjunto para criar um novo escritório e edifício de investigação para o século 21 - um marco que sustenta e se baseia tradição arquitetônica do país. A Italcementi i.lab reforça o compromisso de nosso escritório com a arquitetura acessível, aberta e sustentável. "