Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza

Sameer Makarius nasceu no Cairo em 1924. Em 1933, emigrou com sua família para Berlim. Aos dez anos, seu pai lhe deu uma câmera com a qual ele iniciou sua história na fotografia. Após o início da Segunda Guerra Mundial, em 1940, eles se mudaram para Budapeste, onde ele completou seus estudos secundários, começou sua formação artística e estabeleceu uma relação com os protagonistas da vanguarda local. Em 1946, ele retornou ao Egito, passando por Zurique. Lá, ele organizou uma exposição de arte moderna húngara com o apoio de Max Bill. De volta ao Cairo, trabalhou com arte para publicidade e também para um escritório de arquitetura e construção.

Sua obra plástica chegou ao Rio da Prata alguns anos antes dele, por meio de sua companheira Eva Reiner, que já vivia na Argentina com sua família. Em 1948, ela emprestou uma de suas obras para a exposição de arte MADI, organizada no estúdio do escultor alemão Martin Blaszko. Depois de se casar com Eva no Egito, em 1952, eles viajaram juntos para Paris, onde trabalharam como designers de estampas. Finalmente chegaram a Buenos Aires em abril de 1953, a cidade que se tornaria seu local de residência permanente. Sua jornada migratória foi marcada pelo drama da guerra e, ao mesmo tempo, durante esses deslocamentos, Makarius construiu uma rede de relacionamentos em torno da fotografia, das artes visuais e da arquitetura, o que lhe permitiu projetar seu trabalho em diferentes territórios e formatos.

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 3 de 10
Pavilhão da República do Chile. Imagem © Arquivo Sameer Makarius (agradecimentos a Leila Makarius)

Parte dessa rede foi ativada após sua chegada a Buenos Aires e o levou a Mendoza para participar da Feira da América em 1954. A exposição foi programada durante o segundo governo peronista com um duplo objetivo: por um lado, evidenciar o progresso do desenvolvimento industrial na Argentina e, por outro, apresentar uma ideia de América baseada na união dos povos latino-americanos [1]. A organização geral ficou a cargo do industrial Iván Bacsinszky [2], enquanto a arquitetura e o planejamento do evento ficaram a cargo dos arquitetos César Jannello e Gerardo Clusellas. Embora ambos fossem de Buenos Aires, o primeiro se estabeleceu em Mendoza no final da década de 1940 para trabalhar como professor de cenografia na Academia de Belas Artes e, mais tarde, como diretor da Escola de Cerâmica da Universidade Nacional de Cuyo. Clusellas, por outro lado, desenvolveu sua atividade profissional na capital federal como membro do estúdio OAM [3]. Jannello também convocou o artista Tomás Maldonado para desenvolver a identidade visual da exposição, da qual ele acabou projetando apenas o módulo gráfico. Posteriormente, foi o artista local René Barbuy que se encarregou de transformá-la em um amplo sistema aplicado em sinalização, folhetos, entre outras peças e objetos. Não se sabe exatamente como Makarius chegou, mas sua visita a Mendoza foi registrada na revista Nueva Visión, uma publicação ligada ao grupo organizador, onde foram publicados vários artigos sobre o projeto.

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 5 de 10
© Arquivo Sameer Makarius (agradecimento a Leila Makarius)

Às vésperas do 70º aniversário da inauguração da Feira, o Museu Municipal de Arte Moderna de Mendoza relembra o evento na exposição "No futuro isso já aconteceu. Makarius em Mendoza", com curadoria de Wustavo Quiroga. A seleção de fotografias recupera algumas vistas dos melhores pavilhões. Entre eles, destaca-se o da República do Chile, cuja estrutura abobadada feita de uma retícula de madeira surpreendeu pela precisão de sua execução técnica. Por outro lado, os pavilhões das províncias de San Juan e Mendoza seguiram as linhas miesianas mais sóbrias que dominaram a maior parte do conjunto. Os pavilhões de Indústrias Metalúrgicas Luis Pescarmona, Cinzano e Federação Têxteis Argentinos, que representavam alguns dos setores mais poderosos da indústria na época, eram mais estridentes, mais típicos de uma arquitetura de natureza publicitária. Em nome do Estado nacional, vários ministérios, como o Ministério de Obras Públicas e o Ministério da Agricultura e Pecuária, entre outros, também tinham seus próprios espaços de exposição, assim como instituições públicas de ensino, como a Universidade Nacional de Cuyo.


Artigo Relacionado

Artigo relacionado

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 4 de 10
© Arquivo Sameer Makarius (agradecimento a Leila Makarius)

As fotografias de Makarius oferecem diferentes tipos de registros do evento. Algumas, como a da pista de dança na ilha do lago, nos permitem observar esses espaços sendo habitados pelos usuários, como os músicos e dançarinos em movimento. Outros se concentram na montagem de alguns dos estandes, como os de tecidos e têxteis. As demais se concentram na arquitetura dos pavilhões, com suas estruturas modulares e elementos pré-fabricados. Entre esses últimos, destacam-se as séries dedicadas à Torre Alegórica e ao Pavilhão do MOP. Ambas as construções também estão representadas na exposição por duas maquetes colocadas no centro da sala.

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 6 de 10
© Arquivo Sameer Makarius (agradecimento a Leila Makarius)

A Torre foi projetada por Jannello e Clusellas como uma obra de arquitetura escultural, localizada na entrada do Parque San Martín, entre os Caballitos de Marly. Ela foi construída em um sistema de perfis metálicos que lhe conferiu uma aparência leve e transparente. A estrutura central de 50 metros de altura era cercada por cinco cubos dispostos em espiral. Dentro de cada cubo havia duas pirâmides unidas no vértice, feitas de malha metálica pintada de vermelho e branco, emulando o módulo gráfico concebido por Maldonado. À noite, a estrutura era iluminada por um sistema de luzes sincronizadas com uma peça de música eletroacústica composta por Mauricio Kagel, na qual ele combinava passagens instrumentais com sons industriais. Com a Torre, seus autores reformularam a ideia do monumento sob um tom moderno. Eles também desenvolveram uma proposta para a integração das artes (arquitetura, escultura e música) em diálogo com os debates estéticos do segundo pós-guerra.

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 2 de 10
© Arquivo Sameer Makarius (agradecimento a Leila Makarius)

O Pavilhão 24, ocupado pelo Ministério de Obras Públicas, consiste em dois volumes, um em forma de paralelepípedo retangular e outro circular, que são conectados entre si e com o lado de fora por rampas e escadas. Como no caso da Torre, o edifício se destacou por seu projeto estrutural e execução técnica, que eram, ao mesmo tempo, seus principais atributos estéticos. Essa construção é o único vestígio que sobreviveu à Feira e permaneceu de pé, embora tenha mudado de uso. [6] Como resultado dos esforços de um grupo de arquitetos e designers liderados por Quiroga, o edifício foi recentemente declarado de interesse patrimonial e está sendo preparado para restauração. Por outro lado, o coletivo está trabalhando na reedição do livro Feira da América: vanguarda invisível [7], incorporando novas fontes e materiais de arquivo encontrados na última década, após sua publicação. Além disso, eles propõem a reconstrução da Torre Alegórica como parte das comemorações do septuagésimo aniversário do evento.

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 9 de 10
Abertura da exposição "No futuro isso já aconteceu. Makarius em Mendoza", com curadoria de Gustavo Quiroga, no Museu Municipal de Arte Moderna de Mendoza. Imagem © MMAMM Museo de arte Moderno Mendoza

A exposição de Makarius faz parte dessa série de iniciativas que buscam recuperar o legado modernizador da Feira em termos mais amplos. Ao mesmo tempo, ela nos convida a nos aprofundarmos em uma figura reconhecida no campo da fotografia, mas menos percorrida na história da arquitetura e do design. As artes visuais, a arquitetura e a cidade tiveram uma presença relevante e constante ao longo de sua carreira: como designer, trabalhou para empresas como a Churba; como fotógrafo, documentou a construção de edifícios como a fábrica Siam Di Tella (1959-1960), colaborou com Clorindo Testa e registrou a construção da Escola Rudolf Steiner (1961), a primeira escola Waldorf da Argentina. Sua carreira fala das redes artísticas e intelectuais que foram tecidas no calor do segundo período pós-guerra, quando a América se tornou um refúgio e um horizonte para o futuro da cultura ocidental.

Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza - Imagem 10 de 10
Abertura da exposição "No futuro isso já aconteceu. Makarius em Mendoza", com curadoria de Gustavo Quiroga, no Museu Municipal de Arte Moderna de Mendoza. Imagem © MMAMM Museo de arte Moderno Mendoza

Sobre a autora

Cecilia Durán é arquiteta e mestre em História e Cultura da Arquitetura e da Cidade. Sua tese, Arquitetura como arte pública, foi publicada como livro em 2020. Ela é membro do Laboratório de Espaço, Tecnologia e Cultura da Universidade Nacional de Quilmes.

Notas

[1] Os países representados no evento com seus próprios pavilhões foram: Paraguai, Brasil e Chile. O restante dos países latino-americanos participantes estava no Pavilhão 23: Bolívia, Colômbia, Cuba, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras e México.

[2] De origem húngara, Bacsinszky tinha experiência na organização de exposições por ter trabalhado para a empresa Tungsram em seu país natal. Em 1933, ele migrou para a América do Sul, primeiro para Buenos Aires e depois para Mendoza, onde fundou a empresa Only SA, dedicada à produção de móveis (Quiroga, 2012).

[3] A Organização de Arquitetura Moderna, criada em 1948, reuniu um grupo de jovens arquitetos argentinos, como Horacio Baliero, Juan Manuel Borthagaray, Francisco Bullrich, Alicia Cazzaniga, Gerardo Clusellas, Carmen Córdova, Jorge Grisetti, entre outros. O grupo estabeleceu relações com Tomás Maldonado e com os artistas da Associação Arte Concreta "Invención", com os quais colaborou na criação da revista Nueva Visión (1951) e, depois, da editora de mesmo nome, em meados da década de 1950. Além de seus projetos arquitetônicos, eles também se aventuraram no design de móveis e objetos (Liernur, 2004).

[4] “Información. La Feria de América”, Nueva Visión, 6, 1955, pp. 30-34.

[5] Dados fornecidos por sua filha, Leila Makarius, em conversa com o autor.

[6] Por muitos anos, serviu como ginásio para os funcionários da polícia.

[7] O livro, resultado de um trabalho de pesquisa coletiva, foi publicado em 2012 pela Fundação do Interior.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cecilia Durán. "Fazer a América: Sameer Makarius e suas fotografias da Feira da América de 1954 em Mendoza" [Hacer la América: Sameer Makarius y sus fotografías de la Feria de América de 1954 en Mendoza] 15 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009579/fazer-a-america-sameer-makarius-e-suas-fotografias-da-feira-da-america-de-1954-em-mendoza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.