Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects

Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Exterior, JardimParque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de ExteriorParque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Viga, Arco, CorrimãoParque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de InterioresParque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Mais Imagens+ 31

  • Paisagismo: Grace Cheung, Royce Hong, Emily Lin, Peihsuan Hsu, Sonia Pan, Joey Hsieh, Jason Chen, Norince Lee, Haochun Hung, Miriam Park, Soledad Moreno Velasco, Changchun Tsao, Yourue Wang
  • País: Taiwan
Mais informaçõesMenos informações
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Studio Millspace

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque do Departamento de Ferrovias, parte do Museu Nacional de Taiwan, ocupa um local que carrega 130 anos de transformação urbana. Lugar onde a primeira ferrovia de Taiwan surgiu durante a Dinastia Qing para servir ao Departamento de Máquinas, que fabricava armas. Mais tarde, tornou-se a Fábrica de Artilharia de Taipei e a Fábrica de Ferrovias de Taipei em 1900. O terreno está situado ao lado da Estação Principal de Taipei, o centro de transporte tanto da cidade quanto do norte de Taiwan. Designado como monumento histórico nacional, o parque do museu é um dos pontos verdes no ambicioso Projeto Gateway do Distrito Oeste de Taipei. Este plano de renovação urbana se estende por quase um terço do centro de Taipei. 

Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Exterior
© Studio Millspace
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Exterior
© Studio Millspace
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Imagem 24 de 36
Módulo de Pavimentação Plano A
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Studio Millspace
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Studio Millspace

Ao longo do último século, muitas "versões" do local sobreviveram apenas por meio de mapas rudimentares e registros. Os japoneses, principalmente, instalaram serviços industriais e construções no complexo de maneiras utilitárias e desordenadas. Os volume estavam posicionados de forma muito grosseira. Alguns eram ligados diretamente às paredes do complexo da Dinastia Qing, cortando janelas de 60 cm de espessura. Como centro ferroviário por mais de um século, o passado do Parque do Departamento de Ferrovias em relação à política, guerra, indústria e crescimento urbano atrai historiadores, fanáticos por trens e cidadãos para o seu terreno cheio de histórias. 

Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Viga, Arco, Corrimão
© Studio Millspace

O conceito de projeto "Paisagem de Vestígios" entende as antigas transformações do local como impressões históricas ou vestígios urbanos a serem revelados ao público. A reconstrução arqueológica era insignificante e impossível, pois parte ou a maioria dos restos históricos já havia sido permanentemente escavado para dar lugar a túneis de trem. Além disso, não havia informação precisa para a reconstrução.

Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Interiores
© Studio Millspace
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Imagem 33 de 36
Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Studio Millspace

A linguagem de projeto "desvanecida em camadas" e com "bordas desfocadas" torna-se uma estratégia para aproximações, sem reivindicar posições absolutas. Vestígios de estruturas e trilhos de trem do passado são representados como impressões esfumaçadas no museu; suas sobreposições contam as histórias de mais de um século de crescimento e transformação.

Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects - Tijolo, Fachada
© Studio Millspace

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Taipei, Taiwan

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Paisagem de Vestígios / XRANGE Architects" [Landscape Of Traces / XRANGE Architects] 20 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011978/parque-paisagem-de-vestigios-xrange-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.