Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, FachadaInstalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, JardimInstalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Imagem 4 de 23Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Urbano, JardimInstalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Daxing Jizi Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chao Zhang, UCCA
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hemen Technology, Jinchao, Jumping Bear Amusement Equipment
  • Arquiteto Responsável: Zhenwei ZENG
  • Sonorização: ZHI
  • Colaboração: Pico
  • Colaboração Instalação Parque: pepper, SHAO Quanling, MuMu, LiLi
  • Consultoria Estrutural: Bin XIA
  • Promoção: Caizi XIAO
  • Diretor De Projeto: Qiongzhi XIE
  • Desenho Instalação Parque: Hui YIN
  • Cliente: UCCA Center for Contemporary Art
  • Cidade: Huang Pu Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Chao Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A segunda edição da "RanRan” Art Season em 2023 é apresentada em conjunto pela XINTIANDI e pelo Centro de Arte Contemporânea UCCA, com foco na área de Xintiandi, em Xangai. No setor de arte pública do Parque Taipingqiao, a Daxing Jizi Design conduziu uma série de criações narrativas espaciais adaptadas ao local, incluindo a instalação principal, uma série de plug-ins dispersos no parque e eventos colaborativos. A partir da relação entre arte, cidade e pessoas, as instalações narram um cenário da arte que "gera energia" para a cidade.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Chao Zhang
Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Iluminação
© Chao Zhang

Integrando a atmosfera animada de "City Jump", as instalações ativam o espaço público, trazendo uma experiência cênica que combina sensações artísticas com cores lúdicas. Isso não apenas incentiva o envolvimento físico, mas também introduz uma nova exploração da percepção, do jogo e da descoberta dentro da cidade. Com a grande instalação interativa de luzes "JUMP Urban Generator" como motor, uma série de pequenos plug-ins ("JUMP Electric Elves") estão espalhados pelos caminhos do parque,  além dos “Electric Elves”, co-criados com os visitantes em oficinas e apresentados na área central de XINTIANDI. O ritmo espacial do trabalho é bem equilibrado, usando uma estratégia gamificada para incentivar a exploração física e a participação do público.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Imagem 21 de 23
Layout

Saia do chão! Ative o Gerador de Energia da Cidade. Pular é um instinto inato dos seres humanos, e o ato de "pular" é uma reação produzida pela percepção do corpo em relação ao ambiente externo, muitas vezes desencadeada pela alegria e vitalidade de alguém. No entanto, na vida urbana de hoje, esse movimento natural muitas vezes é negligenciado e esquecido. Vemos o pulo como uma forma importante do corpo perceber ativamente os espaços urbanos. Quando os indivíduos experimentam uma conexão especial com o ambiente, eles podem sentir profundamente sua existência naquele momento e trazer energia vibrante para o espaço ao mesmo tempo. Adotamos uma abordagem direta para estimular ações desse gênero ao incorporar um elemento lúdico - a cama elástica, e projetamos um conjunto de "dispositivos geradores de energia". Esse envolvimento interativo ativa o mecanismo de energia, permitindo que os visitantes ultrapassem os limites da vida cotidiana, infundindo a cidade com animação.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Imagem 4 de 23
© Chao Zhang
Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Imagem 22 de 23
Croqui

JUMP Urban Generator. Levando um Salto de Inovação para a Cidade. O Parque Taipingqiao está localizado no lado leste do XINTIANDI Style I, adjacente ao Memorial da Primeira Reunião Nacional do Partido Comunista Chinês, e é um precioso pedaço de vegetação em meio à cidade movimentada. Nesse ambiente urbano cuidadosamente planejado, introduzimos um "elemento" dinâmico. Posicionada na extensa área gramada na extremidade leste do parque está a instalação principal, "JUMP Urban Generator". Ela possui uma estrutura imponente com 9,7 metros de altura e 7 metros de diâmetro. Ao redor dessa peça central, existem três instalações interativas com trampolins. Elas servem como um marcos temporários, infundidas com um espírito lúdico - um símbolo espacial conciso, porém em constante mudança, semelhante a um destino aventureiro que convida as pessoas a explorar.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang

A inspiração para o desenho da instalação principal é derivada do gerador de Cockcroft-Walton, um dispositivo da década de 1930 que fornecia alta tensão contínua para aceleradores de partículas. Nosso objetivo é transmitir uma sensação de força ascendente através do design, garantindo ao mesmo tempo uma interatividade ampla. A estrutura central da torre de luz é construída com tubos de aço inoxidável prateado, formando uma estrutura heptagonal de camada dupla. Com uma distância aproximada de 30 centímetros entre as camadas interna e externa, ela alcança uma tensão estável. A estrutura geral é simples, porém requintada, permitindo que os espectadores olhem para a torre de luz desde dentro, com vistas desobstruídas do céu.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang
Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Chao Zhang

Quatro camadas em forma de anel se acumulam ao redor da coluna central, formando um "capacitor" visualmente elástico. Inspirados no espectro eletromagnético, infundimos cores vibrantes e dinâmicas, incluindo laranja, amarelo, roxo e verde, na estrutura. Oitenta e quatro tubos de LED à prova d'água são fixados em armações de aço paralelas aos anéis, sendo que cada anel corresponde a três camadas de tubos de LED, criando uma matriz de iluminação programável de espectro completo. À medida que o público sobe nas camas elásticas ao redor da torre de luz, os interruptores de detecção são acionados imediatamente.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Imagem 23 de 23
Detalhe

Os três trampolins, cada um com 3 metros de largura e 0,6 metros de altura, apresentam uma camada externa feita do mesmo material de filme translúcido da torre de luz principal. As redes elásticas no centro são equipadas com dispositivos fotoelétricos reflexivos que podem detectar os saltos, transmitindo vários níveis de intensidade de salto. Esses movimentos são então transformados diretamente em exibições visuais através da matriz de luz da torre. Essa interação dinâmica resulta em uma variedade de expressões, criando um espaço vibrante, colorido e surreal.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chao Zhang
Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang

JUMP Electric Elves. Energizando o Espaço Urbano com Plug-ins Dinâmicos. Doze pequenas instalações de energia derivadas da estrutura principal são espalhadas ao longo do caminho que percorre o Parque Taipingqiao, conectando o espaço interno de XINTIANDI com a área gramada e arborizada onde está localizada a instalação principal. Essas instalações plug-in atuam como pistas, ativando sistematicamente esse caminho de aproximadamente um quilômetro e transformando-o em uma rota de aventura temporária. Nomeamos essas pequenas instalações de "JUMP Electric Elves", cada uma delas variando em tamanho e forma, assemelhando-se a plug-ins de agregação de energia que surgem da torre de luz. 

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Chao Zhang

Reflexão. O Espírito Lúdico e as Narrativas Espaciais na Cidade. Para nós, a série "JUMP Urban Generator" é uma experiência e uma ruptura importante. A pergunta que continuamente ponderamos é: como a arte pública, ao fornecer experiências estéticas e encontros espaciais, pode se libertar de estruturas convencionais e infundir o espaço com vitalidade e autenticidade nas cenas familiares da vida cotidiana? O espírito lúdico da instalação oferece uma experiência extraordinária, rompendo os limites da vida urbana, ultrapassando limites de idade e dando às pessoas a oportunidade de perceber o espaço através de atividades físicas, capacitando a cidade com sua energia.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Chao Zhang
Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Chao Zhang

O público não é mais um observador passivo, mas um participante ativo, tornando-se o agente de energia por meio do envolvimento corporal. Por causa do envolvimento humano, a criação alcança completude e, por meio de experiências físicas e mentais tangíveis, a cidade é redescoberta em uma escala humana. No nível da ativação espacial, reexaminamos espaços urbanos cotidianos por meio de uma série de criações, alcançando toda a região. Usando a escala de distância como pista, apresentamos uma experiência narrativa interativa para o público, tentando promover a conexão e o fluxo entre espaços comerciais e parques, ativando espaços urbanos. "Jump" é uma filosofia sobre percepção usada como ponto de partida para que as instalações invadam a intricada e complexa vida urbana.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Interiores
© Chao Zhang

Através da interação e participação das pessoas, o trabalho é apresentado em sua totalidade, tornando-se um conector não convencional que traz de volta a estratégia de ativar o espaço para que os indivíduos se envolvam fisicamente com o espaço urbano. As experiências individuais e as emoções compartilhadas da comunidade convergem neste espaço específico. No "JUMP Urban Generator", estamos ansiosos para trazer possibilidades mais diversas e ricas para a vida urbana.

Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tai Ping Qiao Gong Yuan, Huang Pu Qu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design" [JUMP Urban Generator / Daxing Jizi Design] 13 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013051/instalacao-jump-urban-generator-daxing-jizi-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.