Casa Rancho / Landscape jardins

Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de ExteriorCasa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de ExteriorCasa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga, PátioCasa Rancho / Landscape jardins - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Landscape jardins
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pagliotto, Pettrus Stone
  • Arquitetos Responsáveis: Claudio Pedalino, Gabriela Setta
  • Arquitetura: Duda Porto
  • Designers De Interiores: Hanna Lerner
  • Construtor: Roberto Baldacconi
  • Designers De Iluminação: Paula Chiaradia e Ana Carolina Gayoso
  • Cidade: Paraíba do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior, Janela
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rancho está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, a aproximadamente 120km da capital. Com uma área de 20.000m², o Rancho foi concebido para ser o refúgio da família, tornando-se também um projeto de sustentabilidade e recuperação ambiental do terreno, que faz parte de uma antiga fazenda. Nosso programa abrange a integração das construções com o terreno e a vista. Projetamos percursos, mobiliário, duchas, piscina, mirante, decks, fogo de chão, pergolados e áreas ajardinadas. O projeto de arquitetura paisagística da Casa Rancho teve seu início em 2018, marcando o início de uma jornada que envolveu cuidadosa análise e planejamento em colaboração estreita com a arquitetura e o cliente. Ao longo desse processo, evoluímos a concepção inicial apresentada em 2020, adaptando-a continuamente às mudanças nas necessidades e aos pedidos de ajustes por parte do cliente.

Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior
© André Nazareth
Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior, Jardim
© André Nazareth
Casa Rancho / Landscape jardins - Imagem 23 de 24
Planta
Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior, Jardim
© André Nazareth
Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior, Janela
© André Nazareth

Em 2021, alcançamos uma versão final que reflete a integração harmoniosa da casa com seu entorno. A conectividade entre os diferentes espaços foi alcançada através de caminhos e muretas de pedra natural, concebidos desde o princípio para se integrarem organicamente à paisagem circundante. Atendendo ao desejo do cliente de reintegrar árvores grandes e emblemáticas, projetamos cuidadosamente o paisagismo para restaurar o microclima local, enquanto os arbustos foram dispostos de maneira minimalista, destacando a arquitetura e a vista deslumbrante. A memória afetiva da família guiaram a seleção de árvores, composta por frutíferas como a jabuticabeira, cerejeira e oliveira, e ornamentais como Pau mulato, Callistemon e Paineiras. A piscina, concebida como uma escultura em pedra natural, representa o coração do jardim. Antecipando a presença de muitas crianças, desenvolvemos uma abordagem inclusiva, incorporando um banco e uma prainha que incentivam a socialização tanto dentro como fora da piscina. O deck adjacente foi projetado com um banco, ambos feitos com cruzetas de postes reaproveitadas, criando um ambiente rústico e acolhedor que abraça os momentos de convívio.

Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior
© André Nazareth

O pergolado, cuidadosamente integrado ao design, busca interferir minimamente na paisagem, e sua estrutura está projetada para ser coberta por trepadeira. Cada elemento do projeto da Casa Rancho foi meticulosamente planejado para não apenas atender às necessidades práticas do cliente, mas também para celebrar a beleza e a singularidade da paisagem circundante, resultando em uma síntese impressionante entre arquitetura e natureza.

Casa Rancho / Landscape jardins - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paraíba do Sul, State of Rio de Janeiro, 25850-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rancho / Landscape jardins" 11 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013200/casa-rancho-landscape-jardins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.