Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais

Uma ilha de cozinha corretamente dimensionada é mais do que apenas um elemento arquitetônico funcional — é um componente chave no projeto da cozinha. Além de suas funções principais, pode servir como um espaço versátil e adaptável a várias necessidades domésticas, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho, fornecendo espaço de armazenamento adicional, promovendo a interação social e contribuindo para a estética geral do espaço.

Seja utilizada como balcão de café da manhã ou para refeições rápidas, como área de estudo para o dever de casa das crianças ou como ponto de encontro para receber convidados, sua flexibilidade melhora a funcionalidade e a habitabilidade de qualquer ambiente de cozinha. No entanto, determinar o tamanho apropriado para uma ilha de cozinha exige uma abordagem meticulosa, combinando considerações espaciais, requisitos de fluxo de trabalho e sensibilidades de projeto.

Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 2 de 11Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 1 de 11Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 7 de 11Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 6 de 11Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Mais Imagens+ 6

Aqui estão cinco dicas abrangentes para navegar por este processo intricado e chegar às dimensões ideais para uma arquitetura culinária funcional e esteticamente harmoniosa.


Artigo Relacionado

Artigo Relacionado

Otimizar a avaliação espacial e o espaço livre

Um primeiro passo necessário é avaliar a dinâmica espacial da cozinha disponível. Meça o comprimento e a largura do ambiente para determinar as dimensões máximas viáveis para uma ilha apropriada, que não deve ocupar mais do que 10% da metragem quadrada total. Além disso, garantir que haja espaço livre em torno da ilha - ou seja, pelo menos 90 centímetros de todos os lados - facilita o fluxo de tráfego suave e o movimento sem obstáculos entre os elementos funcionais-chave, como o fogão e a geladeira. A altura da bancada deve corresponder ao restante dos elementos da cozinha, em cerca de 90 centímetros de altura padrão.

Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 11 de 11
Residência NAN / FOF Studio. Imagem © Biel Moreno
Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 10 de 11
Casa Jardim Escondido / Sam Crawford Architects. Imagem © Tom Ferguson

Considere funcionalidade e hábitos culinários

Em segundo lugar, o tamanho de uma ilha de cozinha precisa estar alinhado com suas funções principais e os hábitos culinários dos usuários. Para cozinhas que servem como centros movimentados de exploração culinária e encontros sociais, uma ilha espaçosa capaz de acomodar várias tarefas simultaneamente é ideal. Por outro lado, em espaços mais compactos, uma ilha menor com armazenamento integrado pode fornecer funcionalidade sem sobrecarregar a área. O assento é opcional para ambos, embora seja necessário considerar espaço adicional livre da parede e dos armários, bem como o balanço da bancada. Para assentos regulares, a bancada deve avançar pelo menos 40 centímetros, enquanto bancos de bar exigem uma altura aumentada da bancada de 1 metro e um balanço de pelo menos 30 centímetros.

Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 8 de 11
The Sandbox / Peter Braithwaite Studio. Imagem © Ema Peter
Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 7 de 11
Apartment o Geschutswerf / Studio Appelo. Imagem © Peter Mann

Aumente a ergonomia e acessibilidade

A ergonomia também desempenha um papel vital na determinação do tamanho da ilha e na criação de um layout de cozinha eficiente. Uma ilha de cozinha bem proporcionada pode melhorar significativamente a eficiência, minimizando movimentos desnecessários e criando um espaço centralizado onde ingredientes, utensílios e eletrodomésticos são facilmente acessíveis. Uma zona de alcance confortável de aproximadamente 90 a 120 centímetros entre a ilha e as bancadas circundantes garante transições perfeitas entre áreas de preparação de alimentos, cozimento e serviço. O armazenamento integrado deve ser fácil de navegar e acessível sem muita flexão ou alcance, com gavetas dinâmicas ou especializadas aumentando a conveniência de movimento para um fluxo de trabalho eficiente.

Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 5 de 11
His Loft / Kevin Veenhuizen Architects. Imagem © MWA Hart Nibbrig
Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 3 de 11
Refroma da Casa J29 / SUAV. Imagem © SUAV

Equilíbrio entre o desenho e a escala

Uma ilha corretamente dimensionada melhora o equilíbrio visual e a harmonia, complementando os armários, bancadas e elementos arquitetônicos circundantes. Pode servir como um ponto focal marcante - com cores contrastantes, materiais ou acabamentos - ou integrar-se perfeitamente ao projeto da cozinha, melhorando seu apelo estético geral e valor. A consideração cuidadosa do tamanho da ilha garante que ela não apenas funcione de forma ótima, mas também contribua para a beleza e ambiente geral da cozinha. Em cozinhas maiores, uma ilha maior pode chamar a atenção, enquanto em espaços menores, um tamanho mais modesto provavelmente complementa a área e garante que as proporções visuais sejam mantidas intactas.

Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 6 de 11
Rua Maria Loft / KEMA studio. Imagem © João Morgado
Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 9 de 11
La Cardinale / L. McComber. Imagem © Raphaël Thibodeau

Abraçar a personalização e inovação

Por último, móveis sob medida bem dimensionados e conceitos de design inovadores podem infundir personalidade e funcionalidade surpreendente nas ilhas de cozinha. Dependendo do layout espacial da arquitetura culinária em questão - e ainda mantendo em mente a regra de proporção de 10% da ilha - formas não convencionais como em L, curvas ou elementos redondos podem otimizar a utilização do espaço e promover interação dinâmica. Recursos multifuncionais como pias integradas, cooktops e arranjos de assentos também podem aumentar a versatilidade e conveniência. Uma abordagem personalizada para as dimensões e configuração da ilha de cozinha pode elevar o projeto de interiores do espaço e transformar uma estrutura principalmente funcional em um ponto focal visual ou espaço multiuso para várias atividades.

Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 4 de 11
Apartamento Ne_On / NestSpace Design. Imagem © Hey!Cheese
Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais - Imagem 2 de 11
Apartamento 2415 EW / DaoHo Studio. Imagem © Nguyen Thai Thach

Encontre mais exemplos de projeto de ilhas de cozinha nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Como dimensionar uma ilha de cozinha ideal: 5 dicas essenciais" [How to Size the Optimal Kitchen Island: 5 Essential Tips] 27 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013653/como-dimensionar-uma-ilha-de-cozinha-ideal-5-dicas-essenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.