Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab

Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de ExteriorPavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores, FachadaPavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Mais Imagens+ 19

  • Arquiteto Responsável: Qinrong Liu
  • Equipe De Projeto: Qinrong Liu, Lu Yao, Chaocai Xu
  • Clientes: Suzhou Science and Technology City Kexin Cultural Tourism Development Co., Ltd.
  • Cidade: Su Zhou Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Cidade da Ciência e Tecnologia de Suzhou, China. Para criar um espaço de arte ecológica na periferia da cidade e responder à ideia da participação comunitária no futuro, o Deep Origin Lab construiu um marco único para o local. O Pavilhão Lucida está localizado na beira da água, com sua planta orientada a leste-oeste. A entrada foi posicionada no lado leste, e paisagem aberta, onde o Porto de Longtan e o Canal Hudong se encontram em um afluente, está do lado oeste. 

Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Imagem 18 de 24
Planta - Cobertura
Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hao Chen

O projeto propõe uma interpretação contemporânea de materiais e formas no ambiente público de lazer da nova cidade, buscando uma estratégia que possa gerenciar tanto as necessidades de um espaço de artes aberto compartilhado quanto a continuação do contexto histórico. 

Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hao Chen

O protótipo do espaço surge dos edifícios que remetem aos barcos nos jardins tradicionais de Suzhou. Geralmente, são edificações construídas perto da água ou em direção à ela. Suas características semifechadas permitem que a transparência e abertura abracem e absorvam o ambiente circundante. Os elementos sob os beirais são vistos nas arquiteturas convencionais também. 

Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Hao Chen
Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Imagem 22 de 24
Axonométrica
Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Imagem 17 de 24
Planta

O pavilhão é chamado Lucida por ser brilhante e transparente. Nele, a base de granilite forma bancos e floreiras nas quais é possível se apoiar. O telhado, formado por tubos de vidro, se estende da borda à altura dos olhos, tornando-se assim um elemento arquitetônico que molda a paisagem sobreposta e a paisagem enquadrada, o qual é análogo ao elemento pendente tradicional, tanto em função quanto em forma. Internamente é possível ver através da cortina óptica, e as lacunas entre o vidro, luzes e sombras continuamente mutantes serão percebidas. A parede cortina marcada pela cobertura suspensa ajuda a criar um cenário único de observação interna e reflexão na paisagem urbana circundante. 

Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hao Chen
Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores, Fachada
© Hao Chen

A mudança de gradiente na altura da viga em arco afeta seu comprimento, o que faz com que os tubos de vidro dispostos de maneira equidistante formem deslocamentos sutis em diferentes níveis na fachada. Isso aumenta horizontalmente a densidade visual do fluxo dinâmico. A forma vertical do tubo de vidro cria uma cobertura a qual remete a um frontão, quase como um lustre de cristal invertido. Suas características também permitem que a cobertura absorva tanto a luz natural quanto a artificial para remodelar sua imagem óptica. A pele transparente e ambígua é tingida pela luz e sombra ao longo do tempo, sobrepondo-se à cidade e à paisagem aquática como uma colagem sincrônica, proporcionando uma nova experiência em um espaço artístico destinado ao público que passeia pelas bordas da água.

Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wuyishan, Huqiu, Suzhou, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Lucida / Deep Origin Lab" [Pavilion Lucida / Deep Origin Lab] 05 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013716/pavilhao-lucida-deep-origin-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.