Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project

Por décadas, nossa sociedade e o desenvolvimento de nosso ambiente construído têm sido fortemente associados a processos extrativos intensivos. Enquanto esses métodos foram fundamentais para o crescimento das áreas urbanas, eles também prepararam o terreno para desafios significativos que as gerações contemporâneas enfrentam hoje. Atualmente, os resíduos de construção se acumulam nas periferias de nossas cidades, e resíduos plásticos flutuam nos oceanos.

Neste contexto, e de forma semelhante à ideia expressa por Alvar Aalto, que afirmou que "a arquitetura moderna não implica o uso de novos materiais, mas sim empregar os materiais existentes de forma mais humana", é crucial reconsiderar como gerenciamos nossos recursos e resíduos. Essa mudança de direção nos oferece novas oportunidades para enfrentar os desafios que a crise climática em andamento trouxe. Em resposta, diversas ações estão sendo tomadas, utilizando materiais como resíduos de alimentos, madeira reciclada e resíduos plásticos, entre outros, explorando inovações em um contexto onde os materiais brutos estão se tornando cada vez mais escassos.

Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 2 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez

Como uma exploração exemplar de novas materialidades, Los Colados é um projeto que integra de forma harmoniosa resíduos plásticos com concreto. O resultado desta pesquisa é uma pia que serve como a primeira peça de uma série projetada por LOCUS, um escritório sediado na Cidade do México, em colaboração com Muebles de Concreto. A proposta está enraizada no conceito de "lave suas mãos no lixo que você produziu", derivado de preocupações com a velocidade de produção e processos carentes de recirculação. Isso provocou uma reavaliação da reutilização de resíduos, com um foco especial em plásticos.

Além disso, o contexto imediato, moldado pela localização na Cidade do México —uma das cidades mais densamente povoadas, dinâmicas e geradoras de resíduos do mundo— levou o escritório a propor soluções que reaproveitam restos de produtos plásticos quebrados, abandonados ou obsoletos espalhados pela cidade.

Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 3 de 9
Process - Los Colados. Image Courtesy of Locus

Descrita pela equipe de design, a iniciativa busca conscientizar sobre a escassez de recursos e processos extrativos, estimulando uma reavaliação dos métodos de produção em design e arquitetura. Essa redefinição está alinhada com mudanças climáticas, econômicas e sociais rápidas, exigindo um novo paradigma em torno de como usamos materiais.

Em uma era onde os materiais brutos estão cada vez mais raros, independentemente de sua origem ou natureza, o ato de criar novos objetos se torna um empreendimento especialmente cativante. — LOCUS

Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 4 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez
Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 5 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez

Ao longo do processo, o escritório reconheceu os desafios ambientais ligados aos processos tradicionais de concreto, especialmente em relação às mudanças climáticas. A combinação de mineração de areia e emissões de gases de efeito estufa durante sua fabricação o torna uma fonte significativa de poluição, respondendo por uma proporção considerável das emissões globais de CO₂.

A equipe de design propôs uma abordagem que sugere substituir agregados tradicionais em métodos de fundição, como mármore ou pedra. Nesse contexto, a fabricação da pia começou com uma análise e inventário dos recursos disponíveis no entorno. Isso envolveu a coleta de cartões SIM, restos de geladeiras, garrafas plásticas, pratos e carcaças de computadores, que foram misturados e incorporados como agregados para criar a peça de concreto.

Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 6 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez
Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 7 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez

Consequentemente, a diversidade de fontes de resíduos e cores incorporadas ao agregado para a pia contribuiu para um design atraente, distinguindo-o da estética tradicional de concreto e terrazzo. Esse material, geralmente associado à robustez e sobriedade, adquiriu uma nova dimensão ao incorporar elementos provenientes de resíduos. Além disso, de acordo com LOCUS, “Isso destaca a necessidade de reimaginar suas aplicações, especialmente considerando os resíduos plásticos como uma futura fonte de resíduos e um potencial reservatório de materiais dignos de valorização.”

Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 8 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez
Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project - Imagem 9 de 9
Los Colados. Image © Armando Juárez

Projetos como este sustentam a conversa contínua sobre sustentabilidade, nos levando a questionar não apenas o destino final de nossos resíduos, mas também encorajando explorações criativas de várias possibilidades para sua reutilização. Isso demonstra que, por meio de uma análise aprofundada e inventário dos resíduos disponíveis em nosso contexto imediato, é possível identificar recursos que podem mudar fórmulas estabelecidas na fabricação, abrindo caminho para materiais inovadores e aplicações que podem não ter sido exploradas ou consideradas.

Design: LOCUS (Sana Frini, Jachen Duri Schleich) / Materiais: Concreto, plástico reciclado e metal / Dimensões: 25 cm de diâmetro x 95 cm de altura (com a torneira, altura total de 135 cm) / Colaboradores: Muebles de Concreto / Fotografia: Armando Juárez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Criando mobiliários com plásticos reciclados e lixo urbano: Los Colados Project" [Casting Furniture with Upcycled Plastics and Urban Debris: Los Colados Project] 28 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013794/criando-mobiliarios-com-plasticos-reciclados-e-lixo-urbano-los-colados-project> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.