Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso

Situados nas paisagens desérticas mais remotas do Oriente Médio e além, esses acampamentos oferecem uma oportunidade única de conexão com o ambiente através da experiência solitária em cenários amplos e expansivos.

Ao evitar intervenções estruturais que possam modificar as paisagens históricas, os projetos destacam habilidades, materiais e técnicas arquitetônicas tradicionais e locais, ao mesmo tempo em que oferecem interiores de luxo.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 2 de 13Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 3 de 13Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 4 de 13Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 5 de 13Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Mais Imagens+ 8

Conforme a região do Oriente Médio emprega o desenvolvimento para transformar e diversificar suas economias em direção ao turismo e outros setores mais sustentáveis - com vários projetos empresariais, hoteleiros e culturais em preparação, se ainda não estiverem em pleno fluxo - esses hotéis de acampamento no deserto demonstram que, além de se preparar para o futuro, a região continua focada na preservação das tradições e ambientes do seu passado.

1- Proteção ambiental

Localizada a apenas 15 km de Hegra, Patrimônio Mundial da UNESCO, na Arábia Saudita, Al-Ula é uma antiga cidade oásis no meio do deserto, cercada por tumbas e formações rochosas de importância arquitetônica e histórica. Como parte da Visão 2030 da Arábia Saudita - a estratégia oficial do Reino para a transformação através da diversificação econômica, social e cultural - o Banyan Tree Al-Ula Resort agrupa 47 suítes sob tendas de lona.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 7 de 13
Banyan Tree AlUla Resort. Imagem cortesia de AW2 REDA AMALOU e STÉPHANIE LEDOUX

Ao estender essas tendas cor de areia sobre as estruturas construídas, os arquitetos do projeto AW2 conseguiram, em primeiro lugar, proteger os espaços de hospitalidade do forte sol do deserto. Além disso, a envolvente do edifício de dois níveis também garante a ventilação entre os telhados e a cobertura. Enquanto isso, as paletas de cores, materiais e padrões do projeto - como a variação de linhas horizontais da fachada de areia compactada combinando com as formações rochosas ao fundo - combinam perfeitamente com a paisagem das dunas.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 6 de 13
Banyan Tree AlUla Resort. Imagem cortesia de AW2 REDA AMALOU e STÉPHANIE LEDOUX

No planejamento do projeto, a topografia natural do ambiente precede as estruturas construídas, e não o contrário. Por exemplo, as dunas de areia são mantidas e usadas para formar corredores e passagens entre suítes e comodidades, e a piscina exclusiva do resort está situada em uma fenda na rocha natural.

Banyan Tree AlUla Resort / AW2 architecture and interiors

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 2 de 13
O Banyan Tree AlUla Resort no deserto perto do centro cultural da Arábia Saudita, Hegra. Imagem cortesia de AW2 REDA AMALOU e STÉPHANIE LEDOUX

2- Design híbrido mistura o antigo com o novo

A cerca de uma hora de carro da costa dos Emirados Árabes Unidos e das principais cidades, fica o Mysk Al Badayer Resort, um oásis artificial que oferece aos turistas e moradores locais a oportunidade de escapar para a paisagem desértica próxima, sem se afastar muito da civilização. Na verdade, comodidades normalmente associadas a ambientes de luxo, como restaurante, café, anfiteatro, ginásio, piscina indoor e sauna, estão a poucos passos de distância, todos localizados na praça de tendas coberta no centro do resort.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 8 de 13
Retiro Mysk Al Badayer. Imagem cortesia de Mysk Al Badayer Retreat

Embora as dez suítes em tendas que circundam o perímetro do complexo - e mais 15 planejadas - ofereçam fácil acesso aos seus serviços, elas também se voltam para a beleza crua do deserto, combinando o conforto da conectividade com uma sensação calmante de isolamento.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 9 de 13
Retiro Mysk Al Badayer. Imagem cortesia de Mysk Al Badayer Retreat

"Expressando uma identidade híbrida", conforme descrevem os arquitetos do Wael Al-Masri Planners & Architects, o Mysk Al Badayer combina elementos tradicionais da arquitetura local, como pátios, arcadas e muxarabi, com uma paleta de cores inspirada no pêssego do deserto. Além disso, o uso de pérgulas altas proporciona proteção sombreada, enquanto o projeto incorpora cuidadosamente sistemas de planejamento modernos, formas arquitetônicas repetitivas, tecnologias de construção avançadas e o uso de tecidos elásticos contemporâneos.

Mysk Al Badayer Retreat, Desert Camp / Wael Al-Masri Planners & Architects

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 3 de 13
Retiro Mysk Al Badayer. Imagem cortesia de Mysk Al Badayer Retreat

3- Combinando arquitetura e meio ambiente

Enquanto os dois primeiros projetos apresentados utilizam características antigas de seus arredores, como dunas de areia e formações rochosas, ou tipologias, paletas e características arquitetônicas locais e tradicionais, o resort Ayla Golfclub em Aqaba, Jordânia, utiliza materiais mais contemporâneos, como concreto projetado por pulverização, para produzir uma estrutura que imita as ondulações do deserto.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 4 de 13
O Ayla Golfclub nos arredores de Aqaba, na Jordânia. Imagem © Rory Gardiner

Parte de um empreendimento de lazer de 44 quilômetros quadrados que incluirá áreas residenciais, hoteleiras e comerciais, o Clubhouse de 1.207 metros quadrados "estabelece uma conexão única com a natureza, capturando a beleza marcante e vibrante da paisagem ondulante do deserto", explica a Oppenheim Architecture, à medida que sua superfície contínua "emerge da areia".

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 11 de 13
Ayla Golfclub. Imagem © Rory Gardiner

Em vez de empregar artesãos e artesãs locais qualificados em trabalhos arquitetônicos tradicionais, o Ayla Golfclub escolheu ensinar a inovadora técnica de concreto projetado aos trabalhadores do projeto. Isso lhes permitiu assumir a responsabilidade pela construção e, ao mesmo tempo, adquirir habilidades especializadas em concreto projetado por conta própria. No entanto, nem tudo se resume a competências contemporâneas. Um artista local aplicou uma técnica tradicional de pigmentação nas superfícies interiores, conferindo-lhes uma aparência crua e despretensiosa. Além disso, telas de aço corten foram perfuradas com triângulos em motivos inspirados nos padrões tradicionais da Jordânia para criar muxarabis na fachada.

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 10 de 13
Ayla Golfclub. Imagem © Rory Gardiner

4- De um deserto a outro

Embora os materiais e as técnicas arquitetônicas usadas para construir esses projetos sejam locais, o conceito de um luxuoso acampamento no deserto, que combina comodidades e design de alta qualidade com a vastidão do céu aberto, transcende fronteiras. Localizado em um matagal rochoso próximo ao Monument Valley - uma parte da reserva nativa americana Nação Navajo, abrangendo a fronteira entre Utah e Arizona, nos EUA - o Acampamento Sarika aproveita ao máximo a paisagem icônica, cercada por montanhas de arenito e mesas que embelezam muitos filmes do Velho Oeste de Hollywood.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 5 de 13
Acampamento Sarika em Utah, EUA, é inspirado nos acampamentos de safári africanos. Imagem © Aman

Inspirado nos acampamentos de safári da África, o Acampamento Sarika é o primeiro acampamento de luxo para todas as estações da América do Norte. Ele foi projetado para suportar a variação natural de temperatura do local, que varia de 20 a 105 graus Fahrenheit. Cada tenda utiliza uma membrana de três camadas: um forro de teto personalizado em poliéster, um tecido Ripstop impermeável com padrão e uma lona estrutural pré-estressada e reciclável que se estende sobre o resto da estrutura. Isso garante resfriamento passivo e abrigo ao ar livre.

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 13 de 13
Acampamento Sarika. Imagem © Aman

Com poucas comodidades adicionais, o Acampamento Sarika se destaca pelo seu interior luxuoso. Localizado entre vistas desobstruídas das mesas da Reserva a leste e do pôr do sol a oeste, a saliência de lona oferece espaços ao sombreados ar livre com  piscinas aquecidas, espreguiçadeiras e fogueiras, proporcionando uma experiência única aos seus visitantes.

Camp Sarika / Amangiri + Luxury Frontiers

Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso - Imagem 12 de 13
Acampamento Sarika. Imagem © Aman

Encontre esses acampamentos no deserto do Oriente Médio e outras paisagens isoladas ao redor do mundo nesta pasta do ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Intervenções arquitetônicas no deserto: natureza, intervenção mínima e luxo recluso" [Architectural Interventions in the Desert: Natural Escapes, Minimal Intervention and Reclusive Luxury] 01 Mar 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013834/intervencoes-arquitetonicas-no-deserto-natureza-intervencao-minima-e-luxo-recluso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.