Design inclusivo e regenerativo: projetando ambientes para idosos e neurodiversos

A intersecção entre neurociência e arquitetura/design vem apresentando inovações no ato de projetar espaços. Recentemente, a relevância do design inclusivo e regenerativo ganhou destaque, abordando a necessidade de criar ambientes que acolham a diversidade humana, incluindo idosos e pessoas com neurodiversidade. Este enfoque não só amplia a acessibilidade como também promove a regeneração ambiental e o bem-estar dos usuários.

A neuroarquitetura, um termo cunhado para descrever a aplicação de conhecimentos neurocientíficos à geração de espaços, busca entender como diferentes ambientes afetam o cérebro e, por consequência, o comportamento e as emoções humanas. O design inclusivo refere-se à criação de espaços acessíveis e acolhedores para todos, independentemente de idade, capacidade ou condição. Já o design regenerativo vai além, visando não apenas evitar danos, mas ativamente melhorar o ambiente e a saúde dos seus ocupantes. Neurodiversidade, um conceito que reconhece e valoriza as diferenças cerebrais como variações normais da humanidade, juntamente com o envelhecimento e as práticas específicas de aging-design (ou gero-design), orientam o desenvolvimento de espaços que suportem as necessidades de uma população diversificada. Conceitos como design biofílico, que incorpora elementos naturais nos ambientes, e design salutogênico, focado na promoção da saúde, são fundamentais nesta discussão.

A neurociência pode fundamentar o design aplicado à ambientes que promovam o bem-estar de pessoas com idade mais avançada, assim como de pessoas neurodiversas. Peter Zeisel, em "Inquiry by Design" (2006), um neurocientista cognitivo com vasta experiência em psicologia ambiental, argumenta que o espaço físico pode ter impactos profundos na cognição e no bem-estar emocional dos indivíduos. Sua pesquisa enfatiza a importância de entender as interações entre o ambiente construído e a saúde mental. Portanto, a produção arquitetônica pode se beneficiar da aplicação de práticas baseadas em evidências científicas sobre como os princípios da neuroarquitetura podem ser aplicados para gerar espaços inclusivos e regenerativos. Através da análise de estudos de caso e teorias relevantes, busca-se oferecer soluções práticas e inovadoras para os desafios contemporâneos do design de espaços, focando na melhoria da qualidade de vida de populações frequentemente negligenciadas pelo design tradicional.

Design inclusivo e regenerativo: projetando ambientes para idosos e neurodiversos - Imagem 2 de 4
Nursing and Retirement Home / Dietger Wissounig Architekten. Imagem © Paul Ott

A neurociência atualmente também aplicada ao design de ambientes, fundamentada na premissa de que a arquitetura pode afetar diretamente o funcionamento cerebral e, consequentemente, o bem-estar dos usuários, busca compreender como os espaços podem influenciar a saúde mental, física e emocional dos indivíduos. Suas origens remontam às primeiras investigações sobre a interação entre o ambiente construído e a neurobiologia humana, destacando-se na atualidade por sua capacidade de responder a complexas demandas sociais e individuais através do design.

Ao considerar grupos específicos como idosos e pessoas neurodiversas, a neuroarquitetura enfrenta o desafio de projetar espaços que atendam a necessidades únicas. Tanto a neurodiversidade quanto o processo de envelhecimento trazem consigo alterações cognitivas e físicas que exigem atenção especial no planejamento dos espaços. Essas alterações vão desde a necessidade de estímulos sensoriais adaptados até a adequação física do espaço para garantir segurança e conforto. John Zeisel, em "Inquiry by Design" (2006), aponta a importância de ambientes cuidadosamente projetados para suportar essas mudanças, sugerindo que o design pode ser um aliado poderoso na promoção da qualidade de vida.

A neurociência fornece então subsídios sobre como os ambientes afetam a percepção sensorial, a cognição e as emoções. Resultados da obra citada indicam que características como iluminação, cor, textura e disposição do espaço podem influenciar desde a capacidade de atenção e memória até o humor e o estresse. Essas descobertas são particularmente relevantes quando aplicadas ao design de ambientes para idosos e neurodiversos, onde a sensibilidade a estímulos sensoriais pode ser aumentada ou diminuída.

A influência do ambiente construído no bem-estar e na saúde mental desses grupos é um tema de crescente interesse. Pesquisas indicam que espaços bem projetados podem reduzir a ansiedade, melhorar o humor e até mesmo afetar a progressão de condições degenerativas. Esther Sternberg, em "Healing Spaces: The Science of Place and Well-Being" (2009), uma renomada imunologista e pesquisadora em medicina integrativa, destaca como ambientes podem ser curativos ou estressantes, dependendo de seu design. Sua obra reforça a ideia de que entender a relação entre espaço e saúde é fundamental para criar ambientes que suportem o bem-estar físico e mental.

Neurodiversidade é um conceito que abrange um amplo espectro de variações neurológicas, incluindo, mas não se limitando a, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, a até mesmo aspectos muitas vezes não citados dentro deste conceito, como ansiedade e depressão. Cada uma dessas condições traz consigo necessidades espaciais únicas, refletindo a diversidade de experiências sensoriais e cognitivas entre os indivíduos. Entender essas necessidades é crucial para o desenvolvimento de ambientes que promovam a inclusão e o bem-estar.

Os ambientes projetados a partir da perspectiva da neurodiversidade levam em consideração a sensibilidade a estímulos sensoriais, a necessidade de áreas de calma ou de estímulo, a importância da clareza visual e espacial, e a facilidade de navegação, dentre outros aspectos. Por exemplo, para indivíduos no espectro autista que apresentam hipersensibilidade, espaços com redução de estímulos sensoriais, como luzes fortes ou ruídos altos, podem ser fundamentais para evitar o desconforto. Da mesma forma, para aqueles com TDAH, ambientes que oferecem opções para movimento e atividade física podem ajudar na gestão da energia e concentração, assim como a promoção de espaços com poucos focos de distração podem auxiliar na concentração e produtividade.

Magda Mostafa, em seu trabalho "Autism ASPECTSS™ Design Index" (2014), uma arquiteta especializada em design inclusivo, destaca como o design pode ser adaptado para atender às necessidades de pessoas com TEA, oferecendo um conjunto de diretrizes para a criação de ambientes que suportem melhor suas interações. Essas diretrizes enfatizam a importância de considerar a neurodiversidade no início do processo de design, permitindo que os espaços sejam mais acolhedores e funcionais para todos.

Design inclusivo e regenerativo: projetando ambientes para idosos e neurodiversos - Imagem 3 de 4
Second Home Holland Park / Selgascano. Imagem © Iwan Baan

Assim, a aplicação de princípios de design biofílico pode oferecer benefícios significativos para indivíduos neurodiversos, trazendo elementos da natureza para dentro dos espaços construídos. Estes princípios não só melhoram a estética e o ambiente, mas também podem reduzir o estresse e aumentar o bem-estar. A incorporação de luz natural, ventilação adequada, vistas para a natureza e o uso de materiais naturais são exemplos rápidos de como o design biofílico pode ser utilizado para criar ambientes mais saudáveis e estimulantes.

A criação de espaços que respeitem e celebrem a neurodiversidade envolve um entendimento das várias maneiras como as pessoas percebem e interagem com os ambientes. Isso requer uma abordagem empática e estruturada no design, onde o objetivo é criar ambientes que atendam às necessidades funcionais e que promovam uma sensação de pertencimento e bem-estar para todos.

Já os conceitos de Aging-Design e Gero-Design são inovadores no campo da arquitetura e do design de interiores, sendo ambos centrados em criar ambientes adaptáveis e acolhedores para a população de idade cronológica mais avançada. A palavra "aging", em inglês, refere-se ao processo de envelhecimento, enquanto "gero" deriva de "gerontologia", que é o estudo do envelhecimento e dos aspectos sociais, psicológicos e biológicos associados a ele. Portanto, Aging-Design tem foco em estratégias de design que apoiam o envelhecimento ativo e saudável, considerando as mudanças físicas e cognitivas que acompanham o envelhecer. Gero-Design, por sua vez, enfatiza a criação de espaços que promovem a qualidade de vida desta população, incorporando princípios de acessibilidade, segurança e conforto, tudo com o objetivo de manter a autonomia e minimizar o isolamento social nesta fase da vida. Ambos os termos refletem, na prática, um compromisso com o desenvolvimento de ambientes que respeitam e celebram o processo natural do envelhecimento, garantindo que os espaços sejam funcionais, inclusivos e acolhedores.

Portanto, os princípios do Aging-Design, Gero-Design e neurodiversidade concentram-se em aspectos como a mobilidade, a segurança, o acolhimento, a geração de pertencimento e o conforto, com uma ênfase particular na manutenção da autonomia dos indivíduos. Ou seja, a experiência humana tendo sua validação efetiva enquanto inclusão, não como um discurso, mas como um fator de respeito e reconhecimento.

Um trabalho notável neste campo pertence a Edward Steinfeld e Jordana Maisel, que em sua obra "Universal Design: Creating Inclusive Environments" (2012), exploram extensivamente os princípios do design universal e sua aplicação na criação de espaços que são acessíveis e confortáveis para pessoas de todas as idades e habilidades. Eles argumentam que o design inclusivo não apenas beneficia os idosos, mas também toda a população, ao criar ambientes mais flexíveis, seguros e utilizáveis, incluindo os neurodiversos.

Um contribuinte significativo para o entendimento de como o design pode impactar na qualidade do envelhecimento é a pesquisa de Jon Pynoos, Rosemary Blieszner, e Lynn M. Beattie em "Aging in Place: Designing, Adapting, and Enhancing the Home Environment" (2018). Eles oferecem significativas abordagens sobre como as adaptações no lar podem suportar o envelhecimento no lugar, permitindo que os idosos mantenham sua independência e qualidade de vida em um ambiente familiar.

A aplicação prática desses conceitos vai além das residências, estendendo-se a espaços públicos, centros de cuidados e comunidades de vida assistida. O design biofílico, por exemplo, que integra elementos naturais nos ambientes construídos, tem sido identificado como tendo benefícios particulares para a saúde mental e física dos idosos. Estudos como os de Stephen R. Kellert, Judith Heerwagen, e Martin Mador em "Biophilic Design: The Theory, Science and Practice of Bringing Buildings to Life" (2008), destacam como a conexão com a natureza pode melhorar o bem-estar geral, especialmente importante para a população idosa.

Nesse cenário, os princípios de design inclusivo e regenerativo representam uma evolução crucial no campo da arquitetura e do design de interiores, visando criar espaços que atendam às necessidades de todos os usuários. Estes princípios enfatizam a importância de considerar a diversidade das experiências sensoriais e cognitivas dos indivíduos, integrando soluções que promovam acessibilidade, segurança e conforto.

Um dos conceitos mais influentes que contribuíram para a ampliação do design inclusivo é o já citado design biofílico, visto que este busca reconectar os ocupantes dos espaços com a natureza. Como este conceito, fundamentado nas obras de Edward O. Wilson em "Biophilia" (1984), discute a afinidade inata dos seres humanos pela natureza, o mesmo inaugura o desenvolvimento de um outro conceito chamado de Design Salutogênico. Este último tem sua atuação focada na promoção da saúde e bem-estar através do ambiente construído, estendendo-se, atualmente, para além dos espaços de saúde, chegando a influenciar o design de residências, locais de trabalho, espaços de entretenimento, entre outros, justamente pelas questões de neurodiversidade e condicionantes quanto ao envelhecimento. Portanto, sua integração no cotidiano demonstra como ambientes que incorporam tais estratégias podem apresentar um impacto significativo no bem-estar físico e mental.

No âmbito atual da arquitetura e do design, a neuroarquitetura, juntamente com os princípios aqui mencionados, tem como um dos projetos emblemáticos nesse sentido o St. Olavs Hospital, na Noruega, projetado pelo escritório Nordic Office of Architecture. O hospital é reconhecido por integrar o design salutogênico com estratégias biofílicas como o emprego de luz natural, áreas verdes e materiais naturais, para criar um ambiente terapêutico para pacientes e funcionários. A inclusão de espaços verdes internos e externos visa promover a recuperação dos pacientes, oferecendo áreas tranquilas para relaxamento e contemplação. Avaliações sobre o impacto desse design no bem-estar dos usuários indicaram uma redução significativa nos níveis de estresse tanto dos pacientes quanto do corpo clínico e administrativo, evidenciando a eficácia do enfoque aplicado.

Design inclusivo e regenerativo: projetando ambientes para idosos e neurodiversos - Imagem 4 de 4
Pocket Park em Xinhua Road, Shanghai by SHUISHI. Imagem © Hao Chen

Reconhecido exemplo prático de design inclusivo e regenerativo no âmbito corporativos é The Spheres, em Seattle, edifício da Amazon, sendo o projeto assinado por NBBJ. Este inovador ambiente de trabalho foi criado para funcionar não apenas como um escritório, mas como um refúgio natural no meio da cidade, incorporando uma variedade de plantas de todo o mundo. A ideia foi criar um ambiente que estimulasse a criatividade e a colaboração por meio da conexão com a natureza. Funcionários relataram sentir-se mais inspirados e produtivos, um testemunho do poder do ambiente físico em influenciar positivamente o estado mental e a eficiência no trabalho. A organização de distintos estímulos espaciais evidencia a validação da neurodiversidade, sendo um ambiente inclusivo e com aspectos também regenerativos, pois os colaboradores podem optar pela utilização de distintas áreas para diferentes atividades.

Projetos como esses exemplificam como o entendimento das necessidades humanas, aliado à aplicação de princípios de design baseados em evidências científicas, pode resultar em espaços que atendem a estética e funcionalidade, mas também destacam a importância de criar ambientes que respeitem a diversidade das experiências humanas, promovendo a saúde, a inclusão e a regeneração.

Profissionais renomados, como o arquiteto Frank Gehry e o neurocientista António Damásio, têm enfatizado a importância de espaços que atendam às necessidades básicas, mas também enriqueçam a experiência humana. Através da incorporação de bases da neurociência no design é possível criar ambientes que abriguem atividades humanas, promovam a saúde, o bem-estar e a felicidade.

Diante do notório reconhecimento de tais aspectos a partir de exitosas aplicações práticas, a integração da neuroarquitetura, do design inclusivo e regenerativo, neurodiversidade, assim como aspectos de aging-design/gero-design nos projetos arquitetônicos, arquitetos e designers enfrentam um conjunto complexo de desafios. Dentre estes, limitações orçamentárias podem surgir como um dos obstáculos mais significativos, frequentemente restringindo a capacidade de implementar soluções inovadoras ou tecnológicas. Além disso, as normas regulatórias existentes podem não acompanhar as inovações no campo do design, criando barreiras adicionais à implementação de novas ideias que fogem aos padrões convencionais. A falta de conscientização e compreensão sobre tais benefícios e sua eficácia também podem representar um desafio. Muitas vezes, a importância de criar espaços que promovam a saúde mental e física dos usuários é subestimada, tanto por clientes quanto por alguns profissionais da área. Isso pode levar a uma hesitação em adotar abordagens que priorizem o bem-estar dos ocupantes em detrimento de considerações estéticas ou econômicas tradicionais.

Apesar desses desafios, o mercado vem apresentando grandes oportunidades para inovação e pesquisa na interseção entre neurociência, arquitetura e design. A crescente base de evidências científicas sobre o impacto do ambiente construído no cérebro humano oferece um terreno fértil para o desenvolvimento de novas abordagens de design que possam melhorar a qualidade de vida. Pesquisadores como Colin Ellard, autor de "Places of the Heart: The Psychogeography of Everyday Life" (2015), têm explorado como diferentes ambientes afetam nossas emoções e comportamentos, fornecendo importantes ferramentais que podem ser aplicados efetivamente no ato do projeto. Aliado a estes aspectos, o emprego de biossensores para coleta de dados neurocientíficos quanto à experiência de uso dos espaços oferece a possibilidade de analisar o impacto potencial do design na experiência humana.

A nova jornada da arquitetura e do design sob esta ótica da neurociência aplicada a projetos é mais do que uma tendência; é uma necessidade que reflete a evolução da nossa compreensão sobre o impacto do espaço físico no bem-estar humano.

A partir dos aspectos aqui levantados, ao refletirmos sobre necessidade de qualificação dos espaços para idosos e neurodiversos, fica evidenciado que estamos diante de uma oportunidade única de redefinir o papel da arquitetura e do design na sociedade. À medida que a população mundial envelhece e se torna mais consciente das questões de neurodiversidade, a demanda por espaços que suportem todas as fases da vida e todos os tipos de habilidades só vai crescer.

A sociedade atual abre uma chamada à ação para arquitetos, designers e todos os envolvidos na criação de ambientes, incentivando-os a adotar novas práticas que estejam alinhadas com os princípios discutidos. É crucial que continuemos a explorar, inovar e aplicar as lições aprendidas com a neurociência, para que possamos projetar espaços que não apenas abriguem, mas também promovam uma vida plena e saudável.

O desafio está lançado: como podemos, enquanto comunidade de criadores e pensadores, continuar a evoluir nossas práticas para atender às complexas necessidades da sociedade? A resposta reside na nossa capacidade de pensar criticamente, de abraçar a interdisciplinaridade e de permanecer comprometidos com a pesquisa e a inovação. Ao fazer isso, não só enfrentaremos os desafios atuais, mas também construiremos o caminho para um futuro onde o design seja sinônimo de inclusão, regeneração e bem-estar para todos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lorí Crízel. "Design inclusivo e regenerativo: projetando ambientes para idosos e neurodiversos" 29 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013847/design-inclusivo-e-regenerativo-projetando-ambientes-para-idosos-e-neurodiversos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.