Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de ExteriorCorredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de ExteriorCorredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior, TijoloCorredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Imagem 5 de 25Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Mais Imagens+ 20

Ciudad Santa Catarina, México
  • Arquitetos Responsáveis: Marco Ríos, Rodrigo Leal, Jorge Jiménez, Djordje Stanojevic, Mónica Villareal
  • Alunos: Adrián Guel, Alfonso Morales, Anaís González, Andrea Martínez, Cecilia Leal, Fabián Arrambide, Javier Rodríguez, Joel Morales, Josué Quintana, Luis Gerardo Salazar, María Inés González, Maximiliano Breceda, Melissa Flores, Miguel Trejo, Pablo Cota, Santos Quintero, Sebastián González.
  • Colaboradores: Victor Mendez, Emilio Mejia, Diego Garcia Sandoval, Diego Garcia Cano, Jonathan Gonzalez, Antonio Varela, Jorge Dorantes
  • Assessoria E Produção: Adobera Arquime
  • Cidade: Ciudad Santa Catarina
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Imagem 5 de 25
© Paco Álvarez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Corredor 963" está localizado em Santa Catarina, N.L., México, adjacente ao CEDIM, e se apresenta como um pavilhão com uma área de aproximadamente 10 m2. Ele foi concebido e executado por alunos do curso de Arquitetura e Estratégias Urbanas do CEDIM.

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior
© Paco Álvarez

O projeto busca abordar a problemática das altas emissões de poluentes na indústria da construção no México, que representa 50% do total do país, de acordo com a Comissão Nacional de Habitação (Conavi). A intenção é encontrar alternativas mais sustentáveis para a construção tradicional, utilizando sistemas passivos e materiais com maior resistência térmica disponíveis localmente.

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior
© Paco Álvarez
Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior
© Paco Álvarez

O pavilhão apresenta uma volumetria única, composta por três paredes dispostas em forma triangular: uma independente e duas em forma de "L", que criam um percurso interno. A parede independente é orientada de norte a sul para maximizar a entrada de luz e as vistas para a montanha. A altura das paredes aumenta gradualmente em direção à saída, proporcionando sombra. Contava-se com 1000 blocos de terra compactada e com treliças de rotação variável que regulam a entrada de luz e ar no interior.

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior
© Paco Álvarez

O projeto é baseado na estabilidade estrutural do triângulo, com blocos rotacionados 90° para reforçar os cantos. A fundação de concreto elevada protege os blocos da umidade do solo e atua como niveladora. Barras verticais embutidas na viga de fundação fornecem suporte estrutural. O desenho escalonado elimina a necessidade de fechamentos, enquanto a treliça reduz a força do vento.

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Paco Álvarez
Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Imagem 11 de 25
© Paco Álvarez

O projeto cria um jogo de luzes em seu interior durante a manhã e a tarde graças às treliças. Ele proporciona um ambiente fresco e ventilado, e sua saída emoldura uma vista espetacular da montanha do ponto mais alto das paredes.

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Imagem 13 de 25
© Paco Álvarez

"Corredor 963" busca explorar alternativas sustentáveis ao bloco de concreto tradicional, disponíveis localmente e que acrescentam singularidade estética. Além disso, ao incorporar estratégias passivas, destaca que é possível melhorar o ambiente interno sem um investimento maior. Este projeto marca um avanço na pesquisa e busca por materiais sustentáveis na construção mexicana, contribuindo para a inovação no setor.

Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM - Fotografia de Exterior
© Paco Álvarez

Localização do Projeto

Endereço:Cdad. Santa Catarina, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM" [Corredor 963 / Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey, CEDIM] 19 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014324/corredor-963-centro-de-estudios-superiores-de-diseno-de-monterrey-cedim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.