Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok

Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, VigaCasa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Exterior, JanelaCasa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Imagem 4 de 26Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaCasa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Mais Imagens+ 21

Heemstede, Países Baixos
  • Arquitetos Líderes: Maartje Lammers, Wiegert Ambagts
  • Arquitetos: Wiegert Ambagts, Kaj van Boheemen, Iris van der Weijde, Louise Spisser, Joshua Holetz
  • Engenharia Estrutural: Pieters Bouwtechniek
  • Cidade: Heemstede
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Exterior, Janela
© MWA Hart Nibbrig

Descrição enviada pela equipe de projeto. Misturando-se harmoniosamente com o verde dos arredores de uma propriedade centenária, a Casa do Pomar revela seu telhado arrojado. Embora mantenha uma presença robusta e autêntica, a Casa do Pomar apresenta uma rica variedade de materiais cuidadosamente dispostos, inspirados nos elementos de seu ambiente. Assim como a parede existente na horta ao lado da casa, as paredes internas, a estrutura de madeira e o telhado foram construídos com tijolo Hilversums recuperado.

Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© MWA Hart Nibbrig
Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Imagem 12 de 26

As pereiras que florescem no pomar não prosperam ao lado dessas paredes. Em vez disso, as funções principais da casa se integram perfeitamente a este elemento divisor. Uma estrutura de madeira maciça de carvalho envolve as paredes de alvenaria. A singularidade das elevações frontal e traseira resulta em uma forma de telhado variável. Esse aspecto desempenha um papel forte e definidor no espaço interno e na aparência geral da casa, estendendo-se para ambos os lados dos dois jardins. Uma sala de leitura privada ao lado do pomar e uma área de jantar aberta oferecem vistas para o jardim de vegetais.

Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© MWA Hart Nibbrig
Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© MWA Hart Nibbrig

Formas locais reinventadas - Começando como uma mansarda tradicional, que se inspira nas formas dos edifícios ao redor, o telhado gradualmente se transforma em uma borda de inclinação assimétrica. Enquanto uma extremidade se curva de forma definida, a outra se dissolve na vastidão da propriedade, adotando uma forma de pavilhão. O revestimento reflete uma abordagem de design que reinterpreta técnicas tradicionais de construção e artesanato. Ardósias naturais em tons de cinza-esverdeado são aplicadas e arranjadas em um padrão de maasdekking. Visando construir uma casa passiva, os painéis solares são integrados de forma única para se harmonizarem com a cor das ardósias e a proporção da cobertura.

Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© MWA Hart Nibbrig
Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Imagem 22 de 26
Planta

Artesanato natural - Além de utilizar materiais à base de biomassa de forma significativa no projeto, uma ampla gama de materiais contribui para definir a essência da casa. O hempcrete, um compósito biológico, é usado para preencher a estrutura principal, proporcionando excelente isolamento, enquanto os acabamentos internos de estuque de barro criam uma atmosfera acolhedora e calorosa. À medida que o fogo crepita na sala de estar em um dia de inverno, os azulejos azuis feitos sob medida começam a brilhar, fazendo parte de um ecossistema material mais amplo, que remete ao pomar e às histórias locais. A paleta de materiais da casa apresenta uma variedade de essências de madeira, texturas que variam de ásperas a suaves, e tons que vão desde minerais até quentes.

Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Imagem 16 de 26
© MWA Hart Nibbrig

Na fachada frontal da casa, o revestimento de gesso de cal e as soleiras de pedra contrastam com o revestimento de cedro serrado de forma rústica, semelhante a um jardim, na parte de trás. No interior, os espaços apresentam um detalhamento que lembra o interior de um navio, com painéis brilhantes de mogno que vão das paredes até o teto. Essas superfícies de madeira reflexivas se encontram com os elementos internos feitos sob medida de carvalho. As superfícies lisas são compostas por azulejos de terrazzo e pias feitas sob medida, enquanto as paredes dos banheiros são revestidas com azulejos brancos esmaltados Friese Witjes, comumente usados em interiores tradicionais holandeses.

Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa do Pomar / Earthbound architecture and Namelok" [Orchard House / Earthbound architecture and Namelok] 20 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014446/casa-do-pomar-earthbound-architecture-and-namelok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.