Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas

Por décadas, nossa sociedade predominantemente adotou uma abordagem extrativista ao formular modelos para fabricação de materiais em diversas indústrias. Embora agora saibamos que esse modelo é insustentável, uma grande questão permanece: Como devemos fazer? Pode ser que ainda estejamos longe de oferecer uma resposta definitiva a esse desafio. Ainda assim, é empolgante notar que, em um contexto marcado por um horizonte global e ecológico desafiador, a comunidade arquitetônica mantém uma abordagem positiva ao buscar uma reavaliação do que fazemos e como fazemos.

Esse movimento pode estar ganhando relevância devido ao surgimento de novas gerações mais conscientes ambientalmente, como a Geração Z e Alpha. O que é certo é que estamos testemunhando o desenvolvimento de novas filosofias de produção, como materiais à base de plantas, que adotam práticas voltadas para favorecer o uso de recursos derivados de plantas, reduzir a dependência de processos extrativos e promover alternativas conscientes e sustentáveis em diversos aspectos da fabricação e produção de materiais na arquitetura.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 2 de 9
Java and Jam Pavilions / i/thee. Image © Breyden Anderson

Uma vantagem excepcional dos materiais à base de plantas está na diversidade de oportunidades para seu desenvolvimento, refletindo a variedade vista na natureza entre várias espécies. Nesse contexto, vale ressaltar que uma quantidade significativa da matéria-prima utilizada normalmente seria categorizada como resíduo se não fosse utilizada. Assim, estamos testemunhando o surgimento de materiais inovadores que contribuem para a descarbonização de nosso ambiente, aproveitando recursos pouco explorados que de outra forma poderiam ser considerados lixo.

Nesse contexto e para oferecer uma visão abrangente, selecionamos cuidadosamente exemplos de materiais à base de plantas que destacam seu potencial, escalabilidade e diversas aplicações no campo da arquitetura. Além disso, obtivemos insights valiosos de especialistas envolvidos ativamente no desenvolvimento de algumas dessas inovações.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 3 de 9
UVA Research. Image Courtesy of E. Baharlou

Painéis de parede de palha

O sistema é composto por painéis com um quadro de madeira de estudo duplo e um preenchimento homogêneo de palha, representando 98% de sua estrutura. Notavelmente, destaca-se pela ausência de colas ou produtos químicos em seu processo de produção. No geral, uma das principais vantagens desses painéis de parede de palha - desenvolvidos pela EcoCocon - está no fato de que a palha é obtida como um subproduto da agricultura, apresentando uma alternativa renovável rápida em comparação com a madeira.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 4 de 9
Straw-wall panels. Image Courtesy of EcoCocon

Atualmente, os painéis de palha são empregados na construção de paredes exteriores, oferecendo adaptabilidade em uma variedade de projetos, que vão desde residências unifamiliares até estruturas de vários níveis, já que esse painel oferece uma estrutura de carga com altos níveis de isolamento. A versatilidade do sistema é evidente em sua incorporação de vários formatos de painéis criados para cenários específicos, permitindo o cumprimento de diversos requisitos de design e estruturais.

Enfatizando a capacidade do painel de capturar carbono atmosférico, a equipe está confiante de que a construção modular de palha desempenhará um papel significativo na transição para materiais que atendam às necessidades ambientais. A equipe afirma que "a chave para a escalabilidade é a automação", buscando reduzir a distância de transporte e abraçar a produção local usando recursos locais. Além disso, para manter sua competitividade em países altamente desenvolvidos, eles enfatizam a necessidade de centros de produção pequenos, ágeis e altamente automatizados, um conceito que vêm desenvolvendo desde 2019.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 5 de 9
Factory in Voderady / Architecture: Createrra. Image © Milan Hutera

Concreto Biorreceptor

Este é um tipo de concreto com maior porosidade do que a média, criado usando 90-95% de concreto reciclado e revestido com revestimento de parede de musgo. De acordo com a Respyre, que iniciou a pesquisa sobre esse material há 18 anos, o revestimento contém nutrientes, água e esporos de musgo, que são pulverizados na superfície de concreto. Eles destacam que esse método de pulverização acelera processos que "de outra forma aconteceriam através do instinto da natureza". Isso resulta em um material que oferece benefícios como conversão de gases de efeito estufa, promoção da biodiversidade, redução do efeito de ilha de calor e sustentabilidade.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 6 de 9
Bioreceptive concrete. Image Courtesy of Respyre

Para alcançar escalabilidade, a equipe possui um viveiro eficiente que fornece musgo para projetos de até 37.500 m² a cada 12 semanas. Ao terceirizar a produção de concreto e colaborar com parceiros em larga escala, eles podem operar de forma rápida e eficiente, concentrando-se no cultivo de musgo. Eles enfatizam que o principal desafio está em melhorar a auto-suficiência do revestimento para evitar tarefas intensivas de gerenciamento de projeto.

No geral, a Respyre prevê que sua pesquisa possa abrir caminho para estruturas autônomas no futuro, permitindo a integração perfeita de ambientes naturais em áreas urbanas. Essa transformação, tornando os arredores naturais acessíveis em nossas cidades, beneficiaria nossa saúde e o planeta. Essa acessibilidade contribui para um futuro sustentável, reformulando nossa percepção da construção, transformando-a em um fenômeno natural, em vez de um incômodo humano.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 7 de 9
Bioreceptive concrete. Image Courtesy of Respyre

Painéis de grama perene de rápido crescimento

Com base em apenas dois recursos - grama e resina livre de formaldeído - a Plantd criou uma alternativa ao painel de tiras orientadas (OSB), eliminando a "necessidade" de derrubar árvores. A base desse material está em enfrentar o aquecimento global capturando eficientemente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera. Isso é realizado cultivando uma grama perene de crescimento rápido e aprimorando o processo de produção para convertê-lo em um painel à base de plantas adequado para revestimento de parede e coberturas de telhado.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 8 de 9
Fast-growing perennial grass panels. Image Courtesy of Plantd

Para a equipe e em relação à escalabilidade, "estabelecer uma nova cadeia de suprimentos agrícolas e projetar e construir equipamentos de fabricação proprietários é inerentemente desafiador", então o foco principal está em concluir uma linha de produção 100% elétrica, modular e contínua. Desde sua fundação em 2021, eles reuniram uma equipe de cientistas, engenheiros, agricultores, técnicos e contadores de histórias que se uniram para reduzir as emissões de carbono no ambiente construído.

Conforme declarado pela Plantd e considerando a urgência da crise climática, "é crucial focar na redução das emissões de carbono incorporadas de todos os novos projetos de construção". Assim, a solução de painéis de grama e a produção de materiais carbono-negativos contribuem para a redução das emissões de carbono incorporadas no ambiente construído. Em grande escala, esses materiais carbono-negativos podem transformar edifícios de um problema de aquecimento global em uma solução.

Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas - Imagem 9 de 9
Courtesy of Plantd

Embora a maioria dos materiais de construção na arquitetura estejam associados a processos que deixam uma pegada de carbono discernível, cada inovação em materiais à base de plantas oferece novas possibilidades para a reutilização de materiais e a descarbonização do ambiente construído. No futuro, provavelmente testemunharemos a evolução e integração dessas abordagens em novas construções, dando origem a propostas de construção inovadoras e esteticamente distintas que, em vez de operar na paisagem, se misturam com ela. Esses materiais poderiam servir de base para uma geração comprometida em construir arquitetura mais consciente tanto do que constrói quanto de como constrói.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Cultivando arquitetura: um vislumbre de três materiais à base de plantas" [Harvesting Architecture: A Glimpse Into 3 Plant-Based Materials] 19 Mar 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014549/cultivando-arquitetura-um-vislumbre-de-tres-materiais-a-base-de-plantas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.