Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo

O bambu, conhecido pela sua resistência e ecologia, enfrenta frequentemente um adversário formidável: insetos e fungos. Apesar da sua resiliência, estas pragas podem comprometer a sua durabilidade ao longo do tempo. No entanto, existe uma solução simples, mas eficaz, para aumentar a longevidade e a robustez do bambu. Neste artigo, revelamos o método Vertical Soak Diffusion (VSD) – uma abordagem econômica que garante que seus projetos de bambu resistam ao teste do tempo.

No VSD, a simplicidade encontra a eficácia. Com equipamento e investimento mínimos, você pode aumentar significativamente a durabilidade das varas de bambu. Imagine um processo semelhante à infusão de um elixir que salva vidas no núcleo de cada segmento de bambu. Ao perfurar os nós e saturar os postes com uma solução conservante, você cria um escudo contra a devastação do tempo e também contra as pragas.

Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo - Imagem 3 de 6
Courtesy of Bamboo U

Etapa 1: Preparando o Bambu

Antes de iniciarmos o processo de tratamento do bambu, é importante preparar adequadamente as varas de bambu . É fundamental selecionar varas de bambu maduras com entre 3 e 5 anos, dependendo da espécie. À medida que envelhecem, as varas de bambu endurecem e tornam-se impermeáveis à solução de bórax-ácido bórico. Por outro lado, a colheita de bambu jovem não é recomendada porque não é forte o suficiente para construção.

Inspecione as varas de bambu para ver se há rachaduras e escolha apenas aquelas que não tenham rachaduras ou danos causados por insetos para tratamento. É melhor lavar as varas de bambu colhidas para eliminar qualquer mofo ou poeira. Idealmente, as varas de bambu devem ser tratadas logo após serem colhidas. No entanto, um curto período de cura ou repouso das varas de bambu em um suporte pode ser benéfico, pois estimula o processo natural de secagem e ajuda a reduzir o teor de amido no bambu.

Amarre as varas de bambu em um suporte ou mesa. Com uma barra de ferro, perfure os nós ou diafragmas de bambu, com exceção do último. É essencial não furar o último nó – uma marca na barra de ferro pode ajudá-lo a lembrar onde parar. Depois que os nós forem perfurados, posicione as varas de bambu verticalmente e fixe-as no lugar.

Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo - Imagem 2 de 6
Courtesy of Bamboo U

Se você estiver lidando com postes mais longos, um andaime – uma estrutura temporária normalmente usada na construção para apoiar os trabalhadores – pode ajudá-lo a chegar ao topo do bambu. Alternativamente, você também pode colocar as varas de bambu em uma colina íngreme, protegendo as bases contra possíveis deslizamentos e preenchendo-as por cima com a solução. 

Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo - Imagem 6 de 6
Courtesy of Bamboo U

Seguindo essas etapas iniciais, você garante que seu processo de tratamento de bambu comece bem. Eles agora estão prontos para serem tratados com a solução de ácido bórax-bórico.

Etapa 2: Preparando a Solução

Dois ingredientes, bórax e ácido bórico, constituem o coração deste tratamento. Comumente encontradas em fertilizantes agrícolas, produtos de limpeza doméstica e cosméticos, essas substâncias têm baixa toxicidade e são mais ecológicas em comparação com outros conservantes comuns de bambu. Além disso, não representam uma ameaça às águas subterrâneas quando descartados corretamente.

Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo - Imagem 4 de 6
Courtesy of Bamboo U

Compreender a quantidade de solução conservante necessária para o tratamento do bambu pode parecer complicado, mas é tão simples quanto calcular o volume de um cilindro - um processo que você deve se lembrar das aulas de matemática da escola. Vamos decompô-lo:

Primeiro, meça o comprimento e o diâmetro interno das varas de bambu. Se houver alguma variação nas dimensões, selecione um poste de tamanho médio para seus cálculos. Aqui está um exemplo prático:

Suponha que você tenha quatro varas de bambu, cada uma com comprimento de 1.500 mm (1,5 m ou 4,9 pés) e diâmetro interno médio de 50 mm. Isso torna o raio de 25 mm.

O volume de um cilindro é calculado pela seguinte fórmula:

V = π x r x r x h

Onde:

V = volume do cilindro, em mililitros (cm³);
π = um valor constante de aproximadamente 3,14;
r = raio da vara de bambu, em cm;
h = altura ou comprimento da vara de bambu, em cm.

Aplicando esses números à nossa fórmula, obtemos:

V = 3.14 x (2.5)2 x 150
= 3.14 x 6.25 x 150
= 2943.75 cm3

Dado que você tem quatro varas de bambu, multiplique o volume por quatro:

= 2943.75 x 4 = 11,775 cm3

A seguir, converta de milímetros cúbicos para litros (1 litro = 1.000.000 mm3):

V = 11,775 / 1000 = 11.775 litros

Para garantir que você tenha solução suficiente, prepare cerca de 15 litros, levando em consideração o potencial derramamento e o fato de que os postes irão absorver a solução gradativamente. Agora vamos decompor a composição da solução de 15 litros. A solução é 90% de água e os 10% restantes são uma mistura de bórax e ácido bórico na proporção de 6:4.

Portanto, você precisa de:

90% de água = 13,5 litros
6% de bórax = 0,9 litros/kg
4% de ácido bórico = 0,6 litros/kg
Solução 100% = 15 litros

A segurança é fundamental. Sempre use equipamentos de proteção, como luvas e óculos de proteção, ao manusear boratos, pois podem causar irritação na pele e nos olhos. Mantenha a solução fora do alcance das crianças. Aqueça a água para ajudar a dissolver o bórax e o ácido bórico mais rapidamente. Misture tudo até que os cristais de bórax-bórico estejam completamente dissolvidos. Se desejar garantir a penetração completa da solução no bambu, pode-se adicionar um corante têxtil vermelho como indicador de absorção.

Etapa 3: Tratando seu Bambu

Vamos nos aprofundar nas etapas finais do tratamento do bambu, que incluem a aplicação da solução e a secagem das varas de bambu:

Comece despejando a solução nas varas de bambu. Você pode fazer isso usando um funil e um jarro simples, mas para operações em larga escala, bombas e mangueiras podem ser mais eficientes. Se houver vazamentos na vara de bambu devido a buracos, eles podem ser reparados com estacas de bambu ou madeira.

Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo - Imagem 5 de 6
Courtesy of Bamboo U

A solução de bórax e ácido bórico é gradualmente absorvida pelo bambu, removendo o amido e matando todos os insetos dentro dos postes. Esse processo de absorção normalmente leva por volta de 14 dias, dependendo da espécie de bambu. A solução precisa ser reabastecida diariamente até que o corante indicador, se utilizado, permeie toda a espessura da parede do bambu. Se você preferir não usar um corante indicador, pode ser necessário testar o conteúdo de bórax.

Para evitar a evaporação, cubra as peças com tampas ou qualquer material de vedação eficaz. O ideal é que todo esse processo seja realizado em área sombreada para minimizar o impacto do sol nas varas de bambu e limitar a evaporação da solução.

Após cerca de 14 dias, perfure o nó final usando uma pequena vareta de punção. A solução restante pode então ser usada para tratar muitos outros pólos! Posteriormente, seque o bambu à sombra para evitar descoloração irregular e rachaduras. Depois de totalmente seco, o bambu está pronto para uso na construção.

Com essas etapas concluídas, suas varas de bambu estão prontas para uso em seus empreendimentos criativos. Se você quiser saber mais sobre tratamento, propagação, design e construção de bambu, recomendamos fortemente que você participe e mergulhe em um de nossos programas on-line ou presenciais.

Este artigo foi originalmente publicado aqui por Bamboo U, uma empresa de arquitetura e design de bambu que se concentra em compartilhar formas sustentáveis de construção. Cursos de bambu estão disponíveis em seu campus em Bali, Indonésia, e online, em colaboração com o renomado escritório de design IBUKU e especialistas em bambu de todo o mundo. Desde o cultivo do bambu até métodos de tratamento, design e modelagem de bambu, engenharia, carpintaria e construção: seus workshops abrangem tudo o que você precisa saber sobre construção e design com bambu. Saiba mais e participe de um workshop de bambu aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Istchuk , Rodrigo . "Como tornar o bambu durável? Um guia passo a passo" [How to Make Bamboo Durable? A Step-By-Step Guide] 15 Mar 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014550/como-tornar-o-bambu-duravel-um-guia-passo-a-passo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.