As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily

Arquitetura é sobre dar forma aos lugares onde as pessoas vivem. Não é mais fácil, nem mais complicado do que isso. Aqui estão três palavras-chave: "forma", "lugar" e "vida". Assim que refletimos sobre esses termos, imediatamente compreendemos que essas coisas não são tão simples. — Alejandro Aravena

Com esta sentença do prefácio do Guia de Arquitetura do ArchDaily, Alejandro Aravena reflete sobre a complexidade subjacente da arquitetura. Algo essencial para nossas vidas, mas que, com as crescentes complexidades do nosso mundo, se torna uma tarefa desafiadora.

É por isso que, pelo quarto ano consecutivo, embarcamos em uma pesquisa global, avaliando o trabalho, o ethos e a missão por trás de práticas inovadoras de todo o mundo. Trabalhos que representam a diversidade que está remodelando nosso campo; práticas que atuam em todo o espectro da arquitetura e suas fronteiras difusas, abrangendo desde pequenos estúdios até profissionais ativistas, startups e outras formas de produção, pesquisa e pensamento.

As 20 práticas selecionadas representam a diversidade entre aqueles que lideram o caminho na direção que a arquitetura deveria seguir. Suas missões são variadas, mas em todas elas notamos uma prática consciente em relação aos desafios de nosso mundo.

Conheça as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily:

Sub

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 2 de 41
sub © Vitali Gelwich

Niklas Bildstein e Andrea Faraguna (Berlim, Alemanha).

Acreditamos que a Sub está criando experiências únicas, atendendo um aspecto importante da essência da arquitetura, por meio das emoções e dos materiais. Isso pode ser visto e sentido em seu trabalho com a artista Anne Imhof, na experiência imersiva em 360º para o desfile de Inverno 2022 da Balenciaga, no pano de fundo generativo da enorme superfície de 30k pixels do desfile de Inverno 2024 da Balenciaga, ou no Kurgan no Memorial do Holocausto de Babyn Yar em construção em Kyiv. Os elementos arquitetônicos empregados nesses projetos, desde os materiais até o desenho, ressoam em um nível profundo com seus usuários, transmitindo o conceito por trás de cada projeto de uma maneira mais profunda e deixando uma impressão duradoura.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 3 de 41
sub - References © Courtesy of sub

Missão: A Sub é pioneira em uma abordagem de design sintético que integra tecnologias emergentes, análise semântica e pesquisa comportamental com técnicas arquitetônicas tradicionais. A metodologia do estúdio é fundamentada em exames minuciosos das dinâmicas socioculturais contemporâneas, demonstrando um compromisso com a precisão em cada estágio do ciclo de vida de um projeto.

Composta por profissionais de diferentes disciplinas, a Sub não se limita às fronteiras arquitetônicas convencionais. Essa diversidade capacita a prática a se envolver em um design holístico, abordando escalas espaciais e temporais enquanto integra harmoniosamente uma variedade de mídias e materiais.

A pesquisa faz parte do trabalho, e a Sub conduz extensas investigações em diversos campos, que vão das humanidades às técnicas de fabricação. Sua estratégia estética imersiva desafia o usuário, convidando-o a questionar o projeto e seu ambiente.

WoHo Systems

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 4 de 41
WOHO Team © Courtesy Woho

Anton-García Abril e Débora Mesa (Madri, Espanha; Boston, USA).

Anton e Débora surpreenderam o mundo com seus projetos únicos na ENSAMBLE. Mas é na singularidade de seu trabalho onde sentiram a urgência de encontrar uma maneira de oferecer soluções escaláveis que pudessem enfrentar os desafios do ambiente construído, focando nos sistemas de construção. Foi assim que nasceu a WoHo Systems. Acreditamos que dar um passo tão audacioso é um exemplo de como os arquitetos podem fazer a ponte entre experimentação e necessidades de mercado, impulsionando o estado da arte. Sempre há a possibilidade de dar um novo passo audacioso e a sua fábrica é uma expressão de seu pensamento.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 5 de 41
WOHO - Slabs in Production © Courtesy WOHO

Missão: A WoHo (World Home) nasceu em 2020 como uma startup de tecnologia com a missão de fornecer habitação acessível, industrializada, e de zero carbono. Seus fundadores, Antón García-Abril e Débora Mesa, há muito investigavam como usar sistemas de construção padrão para criar obras de arquitetura não padronizadas, e lançaram esta empresa com o apoio da The Engine, uma empresa de capital de risco de Boston, para ampliar seus esforços e fornecer soluções para a crise habitacional em todo o mundo.

A WoHo integra design, engenharia, fabricação "fora do local" e montagem "no local" usando sistemas adaptáveis e escaláveis para criar edifícios únicos feitos com peças universais. Essa integração dá à empresa controle sobre o design, seleção de materiais e qualidade geral de cada montagem em um nível mais refinado do que a construção tradicional; permitindo que a equipe itere continuamente e melhore aspectos das montagens sem interromper a produção.

Com o sonho de tornar a boa arquitetura mais acessível e ecológica, enquanto eleva seus padrões de qualidade, a WoHo passou os últimos anos realizando pesquisa e desenvolvimento, prototipagem de soluções, certificando produtos e garantindo uma cadeia de suprimentos. À medida que a empresa cresce, fábricas enxutas e modulares que equilibram automação e trabalho manual próximas aos centros de construção, simplificarão ainda mais a logística, reduzirão os custos e diminuirão a pegada ambiental dos edifícios da WoHo ao longo de seu ciclo de vida. No momento, a empresa está construindo um projeto habitacional em Parla, Madrid, próximo ao seu laboratório e fábrica, como uma primeira abordagem para o mercado imobiliário.

Concular

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 6 de 41
Concular Team © Concular

Dominik Campanella, cofundador e CEO (Berlim, Alemanha).

Embora compreendamos a importância de reutilizar estruturas e materiais para reduzir nossa pegada e tornar nosso crescimento mais sustentável, fazer isso em grande escala é altamente complexo, pois a obtenção de produtos requer cadeias de suprimentos confiáveis para atender às demandas da construção. É por isso que há um número crescente de bancos de materiais em todo o mundo que desmontam, catalogam e disponibilizam materiais para arquitetos incorporarem em seus projetos. A Concular está se tornando um parceiro confiável para arquitetos e desenvolvedores, e sua participação em projetos como o Pavilhão da Alemanha na Bienal de Veneza de 2023 ou a Haus 1 nos Jardins do Atelier está pavimentando o caminho para uma economia circular eficaz na construção.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 7 de 41
Concular - Urban Mining Hub © Courtesy Concular

Missão: A Concular é uma plataforma de Software como Serviço para tornar o setor da construção civil circular. Está digitalizando materiais de construção em edifícios novos e existentes na forma de passaportes de materiais. As soluções de software da Concular proporcionam a reutilização e reciclagem fácil e lucrativa de materiais por meio de uma correspondência inteligente entre a demanda e a oferta, ao mesmo tempo em que estabelecem "cadeias locais de valor circulares". Os materiais de construção oferecidos em nossa plataforma serão acompanhados por uma Análise do Ciclo de Vida e economias de custo adicionais para garantir um processo de reutilização ecológico e eficiente em termos de custos. Para garantir a disponibilidade de materiais circulares, a Concular estabelece e dimensiona Hubs de Mineração Urbana onde os materiais podem ser armazenados antes de serem reutilizados.

Com uma equipe composta por mais de 60 membros, de arquitetos, engenheiros ambientais, especialistas em TI, gerentes de projeto, desenvolvedores de software e especialistas em vendas e marketing, a Concular já economizou milhares de toneladas de CO2, 40.000 toneladas de materiais de construção, digitalizou 5.000.000m2 de edifícios e participou de mais de 350 projetos em toda a Alemanha.

RUÍNA

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 8 de 41
RUINA © Courtesy RUINA. ImageRUINA - Time Transitions, Sharjah Architecture Triennial © Danko Stjepanovic

Julia Peres e Victoria Braga (São Paulo, Brasil).

A RUÍNA presta especial atenção ao contexto visando reduzir seu impacto no ambiente construído, reutilizando eficazmente materiais e resíduos de construção. Para a RUÍNA, o projeto não é apenas o resultado final, mas as múltiplas dimensões que ele abre: desde o planejamento, a obtenção e a fabricação, até a construção e o ciclo de vida. Sua participação na Trienal de Arquitetura de Sharjah de 2023 é um exemplo de como ideias locais podem se tornar globais.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 9 de 41
RUINA - Time Transitions, Sharjah Architecture Triennial © Danko Stjepanovic

Missão: É urgente que o campo da arquitetura seja capaz de pensar e agir diante dos problemas sociais, ambientais, políticos e econômicos resultantes da exploração indiscriminada do planeta e de seus habitantes. Ao projetar um espaço, inúmeros outros são projetados em paralelo — desde a extração e fabricação até o descarte, os processos envolvidos na construção e seus locais de origem e destino são incontáveis e na maioria das vezes absolutamente dissociados. A RUÍNA Arquitetura entende o campo da arquitetura como um meio fundamental de tensionar essas questões e propor alternativas ao modelo atual de produção baseado na linearidade dos processos para avançar em direção a modelos circulares de existência. Partimos das ruínas — o arcabouço primordial da arquitetura — como uma força motriz para o que pode fornecer importantes reflexões de outras abordagens sobre o que significa pensar e fazer arquitetura em nosso tempo. Outras epistemologias de pensamento e prática parecem cada vez mais necessárias para nosso campo de atividade, que presta atenção crítica ao passado para construir futuros possíveis no presente.

A RUÍNA Arquitetura é um estúdio de arquitetura focado no contexto local e baixo impacto ambiental. O estúdio desenvolve projetos arquitetônicos para diferentes escalas e demandas, valorizando o processo e a experimentação como fonte de uma prática autêntica e inovadora. A RUÍNA também realiza laboratórios de pesquisa e atividades educacionais com a reutilização de materiais e resíduos de construção.

syn architects

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 10 de 41
syn architects © Nora Alissa

Sara Alissa e Nojoud Alsudairi (Riad, Arábia Saudita).

A syn architects está desempenhando um papel ativo na formação da arquitetura contemporânea no Reino da Arábia Saudita. Enquanto vemos muitas imagens futuristas de projetos avant-garde de arquitetos globais no país, a syn architects traz uma alternativa marcante e ponderada, profundamente enraizada no local. Isso é resultado de sua pesquisa contínua tanto das práticas vernaculares, através do coletivo Um Slaim, quanto do patrimônio moderno e pós-moderno da Arábia Saudita em @saudi.architecture. Essa experiência levou à colaborações com o Snøhetta no projeto do Teatro de Ópera de Diriyah na Arábia Saudita.

Exemplos recentes incluem o Centro Cultural Shamalat (foto abaixo) e sua intervenção "Possibilidades Invisíveis" no DesertX AlUla 2024. Seu trabalho está indo para a Espanha, através de uma instalação no Festival Concentrico 2024, previsto para o final de abril.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 11 de 41
syn architects - Shamalat Cultural Center © Laurian Ghinitoiu

Missão: Abordamos projetos com honestidade, abertura e integridade, enquanto nos concentramos em um design ecologicamente sensível que deriva sua estética de uma consciência contextual da natureza e expressa a essência dos materiais e do local onde são encontrados. Nos esforçamos para desafiar o processo arquitetônico encontrando abordagens alternativas com sensibilidade e atenção à materialidade visando oferecer melhores experiências aos usuário.

Wiki World

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 12 de 41
Wiki World at work © Courtesy Wiki World

Mu Wei, Wu Baorong, Liu Yalie, He Wen, Feng Zhaoxian, Xu Xiaodong e Tao Liwen (Wuhan, China).

Acreditamos que a Wiki World enxerga uma oportunidade no espírito de código aberto para capacitar comunidades a projetar e construir suas próprias edificações nas áreas rurais da China. Ao fornecer o sistema certo, eles são capazes de escalar e tornar a arquitetura acessível a um número crescente de pessoas, como visto em seus projetos recentes.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 13 de 41
Wiki World - Ark Cabin © Ting Wu

Missão: Wiki World é uma comunidade arquitetônica de código aberto fundada por arquitetos, designers e educadores da China. Ela oferece produtos de construção natural que qualquer pessoa pode usar, promovendo iniciativas para viver em harmonia com a natureza e permitindo que todos construam suas próprias casas no ambiente natural. Acreditamos que o futuro do urbanismo e do desenvolvimento rural estará cada vez mais conectado com a inteligência coletiva e as comunidades. Esperamos de que a era da arquitetura construída por máquinas não seja a única escolha, e que a arquitetura possa mais uma vez retornar às mãos humanas. Todos podem criar seu próprio mundo, e é por isso que nos chamamos Wiki World.

Tomás Bravo

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 14 de 41
Tomas Bravo at work © Courtesy Tomas Bravo

Tomás Bravo (Santiago, Chile).

Com as crescentes variáveis que influenciam o projeto de arquitetura, a compreensão adequada do contexto é crucial para uma simulação e previsão adequadas. Embora exista um conjunto de tecnologias em rápida evolução aplicadas para lidar com tais complexidades em ambientes urbanos, o trabalho de Tomás Bravo utiliza tecnologia avançada para envolver a natureza e o patrimônio por meio de um processo que se torna o próprio projeto. Seu trabalho está enraizado na geografia do Chile, onde o patrimônio humano e natural revela seu potencial através de seu olhar.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 15 de 41
Tomas Bravo - Alto Patache Scanning © Courtesy Tomas Bravo

Missão: Cada projeto arquitetônico dialoga com um território que o condiciona e determina, e é no início onde são necessárias certezas para seu desenvolvimento correto. Nosso território chileno é complexo, abrupto, exuberante e extenso, e são disciplinas como geodésia, geomática, cartografia e topografia que até agora nos deram as ferramentas de medição. No entanto, de uma perspectiva técnica, metodológica e às vezes apenas compreensível por especialistas. É neste ponto de interseção onde vimos uma separação entre arquitetura e essas disciplinas. Neste espaço, assumimos um papel fundamental, concentramo-nos em dialogar com técnicas periféricas à arquitetura, com a missão de criar perspectivas únicas, técnicas, tecnológicas e precisas. Através do uso da representação arquitetônica clássica, combinada com ferramentas tecnológicas e metodologias de levantamento, criamos uma maneira de representar o que até agora estava distante e difícil de entender para a disciplina arquitetônica. Propomos aproximar o território e o patrimônio dos arquitetos e seus clientes. Através do uso de múltiplos formatos visuais, combinados com perspectivas impossíveis em escala humana, entregamos certezas, revelamos virtudes e propomos soluções de representação territorial para arquitetura e patrimônio.

Roofscapes

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 16 de 41
Roofscapes team © Roofscapes

Eytan Levi, Tim Cousin and Olivier Faber (Paris, França).

A acessibilidade, a falta de biodiversidade, o aumento das temperaturas urbanas e o reaproveitamento estão entre os desafios para os centros urbanos. É nesse cenário que o Roofscapes Studio enxerga uma oportunidade, desenvolvendo estratégias viáveis para transformar as coberturas de edifícios nos centros urbanos compactos em um terreno fértil para experimentação arquitetônica. A startup acaba de receber permissão de construção para seu primeiro protótipo, uma plataforma de 100 metros quadrados no telhado da Academia do Clima de Paris.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 17 de 41
Roofscapes - Vision for Paris © Courtesy Roofscapes

Missão: O Roofscapes Studio é uma startup lançada no MIT e sediada em Paris que aborda a adaptação de edifícios existentes para proteger os habitantes urbanos das mudanças climáticas. Como os telhados ocupam a maior superfície não utilizada nos centros das cidades, a Roofscapes trabalha no desenvolvimento de plataformas de madeira verde e acessíveis que ajudam a mitigar os efeitos das ilhas de calor urbanas. Contribuindo com a biodiversidade, capturam água da chuva e criam espaços ao ar livre para as comunidades usufruirem. Percebendo a ligação entre o setor da construção e a crise climática, os fundadores do Roofscapes decidiram criar uma empresa focada especificamente em reformas de adaptação climática, para que suas habilidades de design não contribuíssem ainda mais para a degradação ambiental.

Arcol

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 18 de 41
Arcol team © Arcol

Paul O’Carroll, Fundador e CEO (Nova York, USA).

Há mais do que apenas "o Figma para X", uma reflexão sobre a revolução que o Figma trouxe para a indústria de design ao perturbar as ferramentas e fluxos de trabalho existentes no design de UI/UX e produtos. O conjunto de softwares na arquitetura está passando por algo semelhante, após anos de uma evolução lenta e linear de softwares monolíticos altamente complexos e caros. O fundador da Arcol, Paul O'Carroll, observou isso de perto — seu pai é um arquiteto praticante — e, com as habilidades da indústria de design de jogos, decidiu trazer de volta a magia para os softwares de arquitetura. A Arcol faz parte de uma indústria que está crescendo rapidamente, e estamos felizes em ver mais startups desta área em cada edição das Novas Práticas.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 19 de 41
Arcol Interface © Arcol

Missão: Arcol é o "Figma para BIM". Os arquitetos de hoje estão presos usando uma infinidade de ferramentas na etapa de projeto preliminar — isso porque até hoje não existia uma ferramenta criada especificamente para essa fase, então são usadas ​​soluções alternativas e truques para fazer com que as ferramentas existentes funcionem juntas. Arcol é uma ferramenta de design preliminar que funciona dentro do navegador de internet e que permite o desenho e compartilhamento fácil de modelos 3D. Combina dados ao vivo, como cálculos de área e requisitos de legislação, com modelagem acessível e intuitiva para permitir que os designers criem e comparem rapidamente várias opções de design. A Arcol sabe que o tempo economizado em um projeto pode ser direcionado para um melhor design, e seu objetivo é capacitar os designers a tomarem decisões mais rápidas e informadas visando uma maior qualidade de construção.

Evelyn Lee

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 20 de 41
Evelyn Lee © Evelyn Lee

Evelyn Lee (San Francisco, USA).

Evelyn Lee (FAIA) atua em muitas frentes. Fundadora da Practice of Architecture, co-anfitriã do podcast Practice Disrupted e ex-Chefe Global de Estratégia e Inovação no Local de Trabalho do Slack, ela também é investidora anjo, conselheira de startups e COO fracionária em empresas de arquitetura de pequeno e médio porte.Jovem e com uma ampla experiência, Evelyn se tornou defensora de como a arquitetura deve fazer parte da nova economia habilitada pela tecnologia, inspirando arquitetos a usar o valioso conjunto de habilidades da profissão para desenvolver novos modelos de negócios e aplicar o pensamento arquitetônico para perturbar outras indústrias.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 21 de 41
Evelyn Lee, Practice of Architecture © Evelyn Lee

Missão: A Practice of Architecture ajuda indivíduos e empresas a identificar oportunidades de liderança e crescimento, construindo carreiras e práticas que prosperam no mundo em constante mudança de hoje. Nossa filosofia está enraizada na crença de que os arquitetos têm o potencial de dar vida aos seus projetos dos sonhos, ampliando suas capacidades além dos limites tradicionais da arquitetura. Nós defendemos a expansão de serviços e produtos além dos edifícios, reconhecendo que o escopo da arquitetura é tão amplo e diversificado quanto as mentes que o concebem. Abraçamos a mudança, não como um desafio, mas como uma oportunidade. A indústria da arquitetura está em constante evolução, e para continuar relevante, devemos evoluir com ela. Acreditamos na melhoria contínua, vendo cada passo em falso não como um retrocesso, mas como uma chance de aprender, crescer e refinar nossa abordagem. Cada fracasso é um degrau para o sucesso, e cada desafio, um caminho para a inovação. Nossa profissão é uma sinfonia de vozes, cada uma adicionando uma nota única à melodia de uma paixão compartilhada. Acreditamos que sempre há espaço para mais vozes dentro de nossa profissão, incentivando a diversidade e a inclusão em todos os níveis. 

MEAN* (Middle East Architecture Network)

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 22 de 41
MEAN Middle East ARchitecture Network - Riyad Joucka © Courtesy MEANLarge

Riyad Joucka (Dubai, EAU).

O Oriente Médio testemunhou um dos desenvolvimentos mais rápidos de nossos tempos, e uma nova geração de arquitetos emergiu na região. A MEAN* faz parte dessa geração, que com uma visão global e tecnologia de ponta combinada com materiais locais e um forte viés patrimonial, trabalha para definir o novo caráter e identidade da arquitetura do Oriente Médio por meio de projetos na região e no exterior. Novas linguagens, novas narrativas, novas identidades.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 23 de 41
MEAN - Lamella 3d Printed Shading Structures, Saudi Arabia © Rendering VIKSEL Studio

Missão: Desde sua fundação em 2016, a MEAN* (Middle East Architecture Network) desenvolveu projetos inovadores de diversas escalas e funções. Nosso trabalho responde a contextos contemporâneos, desenvolvendo uma linguagem arquitetônica nativa específica do local, alinhada com tecnologias de ponta para design e fabricação. A MEAN* utiliza processos de design computacional de ponta e ferramentas de fabricação digital para ampliar os limites do design em diferentes escalas. O tema unificador de nosso trabalho permanece enraizado na preservação do caráter, ecologia e história do local, numa tentativa de reinventar o vernacular.

(ab)Normal

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 24 de 41
(ab)Normal Team © Pier Carlo Quecchia @ DSL Studio

Marcello Carpino, Mattia Inselvini, Davide Masserini e Luigi Savio (Milão, Itália).

À medida que o arquiteto transita entre um perfil generalista e especialista, surge a necessidade de uma abordagem mais vasta na arquitetura, orquestrando uma ampla gama de formatos para fornecer soluções abrangentes para a vida contemporânea. (ab)Normal atua na direção do ambiente construído, abrangendo escalas e formatos diversos, transitando entre o virtual e o tangível, o efêmero e o permanente, o performático e o estático. Exemplos notáveis incluem sua proposta vencedora para a nova Biblioteca Europeia de Informação e Cultura e o Arquivo Polimoda, que inclui espaços físicos e virtuais.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 25 de 41
(ab)Normal - Anthos © Tiziano Ercoli , Riccardo Giancola

Missão: (ab)Normal é um estúdio de design que se envolve em um diálogo entre arquitetura, direção criativa e design, navegando entre os domínios especulativo e comercial. Seu objetivo é realizar projetos que sejam tanto profundos quanto amplamente compreensíveis e comunicativos.

Fortemente interessado em explorar as fricções da contemporaneidade por meio do design do espaço, o processo criativo do (ab)Normal combina elementos icônicos com referências à cultura de massa, prestando particular atenção aos seus desenvolvimentos em áreas como moda ou plataformas digitais. O resultado é uma colcha de retalhos anti-dogmática de obsessões formais que transmite a mensagem por meio de surpresa e ecletismo.

RARE Studio Experimental

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 26 de 41
RARE Studio Experimental Team © RARE Studio Experimental

Agustín Willnecker, Iván Ferrero, Mateo Unamuno e Belén Marinelli. (Córdoba, Argentina)

O RARE Studio Experimental consegue misturar os diversos backgrounds de sua equipe em uma experimentação constante que se questiona sem procurar por uma solução certa ou se esforçar para inventar. Assim, soluções inesperadas surgem, as quais a RARE é capaz de transformar em edifícios.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 27 de 41
RARE Studio Experimental - Rarx Bench © Courtesy RARE Studio Experimental

Missão: A RARE Studio Experimental é um coletivo de arquitetos, artistas e designers baseados em Córdoba, Argentina. Acreditamos que abordar a arquitetura e a arte a partir das perspectivas uns dos outros é uma prática contemporânea. Abordamos nossos processos criativos e de design por meio da experimentação para descobrir resultados inesperados sem querer inventar nada. Acreditamos que o design é influenciado pelo seu ambiente e contexto. Está intimamente ligado à cultura, história e sociedade de onde se origina, refletindo também o estado atual do mundo. Portanto, incorpora o espírito contemporâneo da época em que foi criado. Trabalhamos de forma interdisciplinar e multi-escalar, encontrando no design o canal para transformar a realidade.

Studio Zewde

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 28 de 41
Studio Zewde © Aria Goodman

Sara Zewde (Nova York, USA).

O Studio Zewde atua através de uma lente ativista para informar seus projetos: envolvendo comunidades locais e questionando normas arquitetônicas previamente estabelecidas. As paisagens e espaços públicos que o Studio projeta devolvem às pessoas poder político e um senso de identidade.

Um exemplo recente é o Pavilhão Echoes in the Hill no Mill Race Park em Columbus, resultado de uma pesquisa baseada na comunidade para traduzir suas memórias e experiências nos elementos arquitetônicos do projeto. O estúdio também está trabalhando em uma nova adição ao icônico Dia Beacon, um grande projeto paisagístico de oito acres que proporcionará uma expansão gratuita ao ar livre para visitantes e moradores, ao mesmo tempo em que servirá como infraestrutura para lidar com as águas pluviais.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 29 de 41
Studio Zewde - Echoes of the Hill Pavilion © Hadley Fruits

Missão: O Studio Zewde é uma prática vibrante de paisagismo, design urbano e arte pública com base no bairro do Harlem, em Nova York. Nossa metodologia de design sincroniza a interpretação do local com narrativas culturais e uma dedicação ao ofício da construção. Uma empresa 100% de propriedade de uma mulher negra, nossos funcionários têm formação em arquitetura paisagística, arquitetura, design urbano, ciências do solo, sociologia, estatística, organização comunitária e além. Selecionada no AD100 da Architectural Digest e como uma Voz Emergente pela Architectural League of New York, nossa prática é reconhecida por sua capacidade de projetar significativamente para as pessoas e suas histórias. Projetos como Graffiti Pier em Filadélfia; Echoes of the Hill em Columbus e Homewood Park em Pittsburgh demonstram o potencial do nosso trabalho de design para iluminar as histórias das pessoas e dos lugares.

Studio Sean Canty

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 30 de 41
Sean Canty © Esther Choi

Sean Canty (Boston, USA).

O trabalho de Sean Canty está profundamente enraizado em seu contexto norte-americano. Desde as referências de sua infância crescendo na Carolina do Sul, passando pela arquitetura vernacular do sul até a Coroa de Basquiat, Canty faz uma leitura profunda que é lindamente traduzida em elementos arquitetônicos de seus projetos. Seu trabalho é um exemplo de novas narrativas encontrando seu espaço no design contemporâneo, como visto em sua instalação Edgard's Shed na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023 ou no Quiosque de Boas-vindas da Ilha do Governador (um projeto do Ofice III).

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 31 de 41
Sean Canty - Edgard's Sheds, Venice Architecture Biennale 2023 © Olivia Heung

Missão: Fundado em 2017, o Studio Sean Canty é uma prática arquitetônica que introduz formas e materiais inovadores para enriquecer os espaços da vida cotidiana — desde programas residenciais e culturais até projetos que envolvem o espaço público. A abordagem de design está enraizada em explorações geométricas que abordam questões tipológicas e sociais contemporâneas com precisão e abertura. As propostas transformadoras que a SSC propôs para seus inúmeros projetos residenciais tentam estabelecer uma nova normalidade no design residencial, uma normalidade que destaque a coletividade, a vida comunitária e maior densidade em pequenas áreas, explorando abordagens variadas para o envelope arquitetônico.

IDK

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 32 de 41
IDK © IDK

Mike Lim, Roddy Bow e James Pockson (Paris, França; London e Ulverston, Reino Unido).

Acreditamos que o trabalho da IDK incorpora o espírito do que a arquitetura deve ser hoje: projetos experimentais com uma abordagem holística, orientados para a comunidade, focados no desenvolvimento social, com ênfase na ecologia e conscientização sobre o uso de materiais locais, uso inteligente de recursos/orçamentos, intervenções respeitosas em reformas, sem excessos, projetando e construindo o necessário.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 33 de 41
IDK - Outside Project, Devon UK © Toby Coulson

Missão: A IDK é um estúdio colaborativo de arquitetura que constrói comunidades culturais.

Constituído como um think tank prático pelos três diretores Mike Lim, Roddy Bow e James Pockson, emprega produção arquitetônica, pesquisa e processo para abordar questões mais amplas relacionadas ao design, sociedade e cultura. A prática trabalha com indivíduos, grupos, instituições e marcas para fornecer impacto social positivo guiado por nossos valores fundamentais. Construímos com propósito e projetamos reconhecendo o mundo material frágil para garantir que nosso trabalho seja responsável. Ao colaborar com nossos clientes, buscamos aumentar a capacidade de moldar seu ambiente a longo prazo e aumentar a conscientização, defendendo uma diversidade de cultura, ecologia e economia para fornecer um trabalho holisticamente sustentável.

Office ParkScheerbarth

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 34 de 41
Office ParkScheerbarth © Courtesy OPS

Moojin Park e Benjamin Scheerbarth (Berlim, Alemanha).

Os desafios das cidades existentes exigem acessibilidade, adaptabilidade, flexibilidade, reutilização e novas formas de construção que considerem o impacto energético em todo o ciclo. O Office ParkScheerbarth encontrou o equilíbrio certo entre essas variáveis complexas, ao mesmo tempo em que conseguiu inovar sobre as forças restritivas habituais de forma e material. Seu projeto recentemente concluído, o Haus2 no diversificado e vibrante Holzmarkt em Berlim, é um ótimo exemplo de que mais pode ser feito com menos, mantendo ao mesmo tempo a herança da cidade. O projeto foi premiado com o Prêmio Europeu de Prata no Holcim Awards.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 35 de 41
Office ParkScheerbarth - H2A © Jan Bitter

Missão: O Office ParkScheerbarth atua nos campos do planejamento e design. Fundado em 2019 e sediado em Berlim, OPS é liderado pelos sócios Moojin Park e Benjamin Scheerbarth. A equipe interdisciplinar, composta por profissionais de arquitetura, planejamento urbano e ciências sociais, permite que a prática explore, navegue e celebre a coexistência de múltiplas perspectivas dentro de cada projeto e do ambiente construído em geral. Comprometer-se com essa diversidade serve como ponto de partida para diversos modos de produção que não se limitam a edifícios. Os primeiros projetos do escritório estão enraizados na esfera cultural. Exemplos incluem "Haus 2+", uma extensão de uso misto para a comunidade criativa de Berlim no Holzmarkt.

Coletivo LEVANTE

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 36 de 41
Coletivo LEVANTE © Coletivo LEVANTE

Amanda Castilho, Fernando Maculan, Marina Vilela e Rafael Yanni (Belo Horizonte, Brasil).

O Coletivo LEVANTE vem trabalhando de maneira sensível e respeitosa no contexto das favelas e periferias no Brasil. Com projetos inicialmente concentrados nas periferias de Belo Horizonte, o coletivo expandiu seu contexto de atuação e alcançou novas regiões periféricas ao redor do país. O alcance da prática assumiu uma nova escala após o reconhecimento com o prêmio Building of the Year para a Casa no Pomar do Cafezal. Seu trabalho se estende desde a formulação e desenvolvimento de projetos, até a criação de redes para viabilidade financeira, a programação de espaços e a supervisão pós-ocupação de seus projetos.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 37 de 41
Coletivo LEVANTE - Centro de Referência e Cultura Buraco Quente © Courtesy Coletivo LEVANTE

Missão: Fundado em 2017 por Fernando Maculan e Kdu dos Anjos, o Coletivo LEVANTE reúne arquitetos e profissionais de áreas relacionadas em um laboratório de ideias focado na transformação socioespacial de territórios periféricos e ancestrais por meio da arquitetura.

Nos envolvemos diretamente com as comunidades reconhecendo seus valores locais, fortalecendo suas identidades e ampliando seu potencial inerente. Essa abordagem ocupa um lugar vital em nossa prática, desdobrando-se em uma série de projetos com diferentes escalas e naturezas: esportivos, culturais, religiosos, habitacionais, institucionais, comerciais, urbanos e ambientais.

Além de sua natureza técnica e funcional, nossas intervenções apresentam uma dimensão simbólica. Esteticamente e eticamente, elas simbolizam a construção de redes colaborativas que amplificam as vozes das favelas, periferias e territórios pertencentes a comunidades ancestrais.

Mix Architecture

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 38 de 41
MIX Architecture © LOG Photo

Suning Zhou, Tao Tang e Ziye Wu (Nanjing, China)

A Mix Architecture encontrou seu lugar na China rural, lidando com projetos em diferentes escalas que permanecem fiéis à identidade das comunidades em que trabalham, mas com um caráter contemporâneo para a arquitetura chinesa. A renovação cuidadosamente projetada da Vila de Pescadores de Jiangshan deixou um impacto duradouro entre os moradores, mas a prática também trabalha em projetos em maior escala, como a Renovação da Fábrica de Máquinas de Combate de Nanjing.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 39 de 41
MIX Architecture - Red Box Exhibition Center © Arch-Exist

Missão: A Mix Architecture foi fundada em 2016 e está comprometida em explorar as possibilidades da arquitetura em diversos contextos para responder às necessidades emocionais e espirituais mais primitivas dos seres humanos. A Mix Architecture conecta imaginação e realidade, e através da exploração do espírito do local e da sensibilidade à construção material, cria uma situação espacial que penetra na consciência profunda, promovendo uma integração interior entre pessoas, arquitetura e natureza.

Studio Practice

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 40 de 41
Studio Practice © Courtesy Studio Practice

Seohu Ahn e Sisan Lee (Seul, Coreia do Sul)

O Studio Practice opera em uma velocidade sem igual. Com sede em Seul, a empresa teve que acompanhar as mudanças do movimentado centro global de moda e design. No entanto, em meio a tantas tendências, seus projetos permanecem atemporais e resistem ao teste do tempo, sendo expressivos e honestos. Seu portfólio inclui cafés e restaurantes, mobiliário, elementos para escritório, espaços públicos, galerias e projetos comerciais para marcas coreanas.

As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily - Imagem 41 de 41
Studio Practice - Obscura Flagship Store in Dosan © Ho Ban

Missão: O Studio Practice é um estúdio de design fundado por Seohu Ahn e Sisan Lee. Desde sua criação em 2019, tem apresentado trabalhos com uma abordagem multidisciplinar em diversos campos, incluindo arquitetura, design de interiores e exposições. Seu design muitas vezes enfatiza as características básicas de materiais industrializados, ou se concentra em formas como esculturas, que se expressam muito com o mínimo.

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "As melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily" [ArchDaily's 2024 Best New Practices] 18 Mar 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014677/as-melhores-novas-praticas-de-arquitetura-de-2024-do-archdaily> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.