-
Arquitetos: RRJ ARQUITECTOS
- Área: 5007 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:João Peleteiro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, com a fachada principal voltada para a rua do Campo dos Mártires da Pátria, e as laterais para a Travessa José Vaz de Carvalho e Travessa das Recolhidas, era originalmente uma casa nobre anterior ao terramoto de 1755, com uma implantação em forma de U, criando um jardim interior. Ao longo do tempo sofreu várias modificações e ampliações para se adaptar aos diferentes usos. O seu notório mau estado de conservação, aquando a sua aquisição, exigiu uma reabilitação e requalificação urgentes.
A proposta contemplou a criação de vários apartamentos, na sua maioria duplex, aproveitando o elevado pé-direito existente, totalizando 22 habitações e 1 espaço comercial, sendo subdividido em 2 blocos com acessos distintos, e mais 2 habitações unifamiliares contíguas e independentes.
A volumetria foi mantida, as fachadas foram reabilitadas e o pátio central foi requalificado, preservando as métricas, proporções e materiais que caracterizam a imagem urbana deste edifício e o seu caráter e dignidade únicos.
A intervenção manteve, preservou e recuperou todo o património integrado nos espaços que lhe atribuem a sua identidade, como por exemplo a entrada principal, com o seu teto em saia-camisa e o seu pavimento em calçada; a escadaria principal em pedra e a reaplicação do soalho existente nos novos pavimentos. A recuperação dos painéis de azulejos e cantarias existentes foi igualmente crucial para manter o caráter do edifício.
As frações possuem elevadas condições de habitabilidade e conforto, com melhorias introduzidas em termos de segurança estrutural, segurança contra incêndios, conforto térmico e acústico, bem como a substituição integral de todas as infraestruturas.
O projeto proporcionou ao edifício uma nova vida e enquadramento no tecido citadino, estando agora dotado de condições excecionais de habitabilidade e contribuindo para a melhoria da qualidade da envolvente urbana. Desta forma, promove uma integração equilibrada, assim como a consolidação e uniformização do local, materializando uma nova dimensão no conjunto.