-
Arquitetos: MJARC Arquitectos
- Área: 4000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Garcês
-
Fabricantes: Porcelanosa Grupo, Technal, VMZINK , moso-bamboo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A MJARC Arquitetos foi convidada para reabilitar o edifício que pontua a paisagem de Santa Comba Dão há mais de 20 anos. A reabilitação desta torre tem como objetivo preservar o edifício existente em vez de simplesmente o demolir e recomeçar. A equipa de projeto e os promotores decidiram alcançar um objetivo ambicioso: reutilizar o máximo o edifício existente e estabelecer um novo e elevado padrão de qualidade na reutilização adaptativa do edifício.
O objetivo a alcançar é manter mais de 90% da estrutura original (vigas, colunas e lajes) e 75% do núcleo original, resultando numa economia de carbono incorporada.
Este edifício residencial contará 4 pisos acima do solo e será composto por 28 apartamentos com tipologias que vão desde o T2 até ao T3. Situado na encosta do rio Dão , oferecerá uma vista panorâmica sobre a área envolvente, abrindo-se sobre o rio.
A fachada do edifício é revista a madeira de Bamboo proveniente de florestas responsáveis com certificação internacional LEED, BREEAM e FSC.
A cobertura do edifício em Zinco permite criar zonas de sombreamento nas áreas dos terraços reforçando a horizontalidade do edifico.