A fronteira entre os Estados Unidos e o México é uma região de grande relevância histórica, cultural e econômica, onde emergiram cidades de fundamental importância para a América do Norte. Tijuana—localizada no nordeste do México— é uma dessas cidades. Desde seus primórdios, no século XVIII, tem experimentado um crescimento urbano exponencial, estreitamente ligado à vizinha San Diego. Compreender Tijuana em sua totalidade só é possível a partir dessa conexão. Por essa razão, junto a San Diego, ela foi eleita a Capital Mundial do Design de 2024, celebrando a interação e a troca cultural entre as duas cidades.
Historicamente, a cidade tem sido um caldeirão de nuances refletidas em sua paisagem urbana. Exemplos como o Centro Cultural de Tijuana, projetado por Pedro Ramírez Vázquez e Manuel Rosen, mostram a busca da cidade por um estilo moderno. Por sua vez, o Edifício OTAY Cross Border Xpress explora a relação entre os países em um complexo cujo programa arquitetônico se estende para ambos os lados da fronteira. Nesse sentido, projetos contemporâneos contribuem para o desenvolvimento de uma nova fase na vida da cidade, criando espaços públicos.
Conheça, a seguir, 9 marcos arquitetônicos de Tijuana. Desde o desenvolvimento urbano simbolizado pelo Parque Xicoténcatl até o icônico Centro Cultural de Tijuana, a cidade oferece locais instigantes para explorar e mergulhar em seu tecido urbano.
Tijuana Cultural Center / Pedro Ramírez Vázquez + Manuel Rosen Morrison
Casa de las Ideas Library / CROstudio
Xicoténcatl Park / Taller Capital
OTAY Cross Border Xpress / LEGORRETA
Santa Fe II Cultural and Sports Center / Laboratorio de Arquitectura Plástica
Learning Center / Sebastian Mariscal Studio
Tijuana Mexico Temple / CRSA Architecture
Tijuana Monumental Arch / Leodegario Silva López, Edgar Iván Rodríguez Llerenas and Moisés López Smith
Agua Caliente Casino Tower / Wayne McAllister
Veja nossa lista de Guias de Arquitetura de cidades de todo o mundo.