-
Arquitetos: ATELIER XI
- Área: 2000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Zhang Chao
-
Fabricantes: Chuangwei, Nippon Paint, Xixiang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário Qinghuayuan está localizado no Distrito de Qibin, em Hebi, na Província de Henan. Esta comunidade residencial densamente habitada possui uma população permanente de 12.000 pessoas, com uma considerável proporção de idosos e crianças, representando mais de um terço da comunidade.
Antes da reforma, o prédio estava dividido em duas entidades separadas: o Centro de Serviços Comunitários e uma creche. Os dois departamentos, gerenciados e operados de forma independente, atendiam às necessidades de diferentes segmentos da comunidade: um para os residentes e o outro para as crianças.
Com base no mais recente modelo de cuidado integrado para idosos e crianças, este projeto de renovação tem como objetivo unir os serviços comunitários, os serviços de cuidados diurnos para idosos e as funções de cuidados infantis. Por meio da reorganização do espaço, o objetivo é criar um cenário de convivência onde pessoas de todas as idades possam ajudar e respeitar umas às outras, promovendo a inclusão e a convivência. O projeto busca estabelecer um modelo comunitário exemplificando a diversidade funcional dentro do conceito de um "bairro de 15 minutos".
Compartilhamento de Tempo e Espaço Entre Idosos e Crianças
Um dos principais objetivos da renovação arquitetônica é criar uma área interativa dentro das instalações. Essa área, que serve como o núcleo central para interações entre diferentes gerações dos moradores, como a biblioteca e o salão multiuso, está estrategicamente posicionada entre a creche e o centro comunitário. Essa disposição permite uma gestão flexível e modos operacionais adaptáveis. O espaço pode ser acessado separadamente por usuários de ambos os lados durante diferentes horários para garantir medidas de segurança. Além disso, pode ser aberto para todos os grupos durante ocasiões especiais, como festivais e encontros comunitários.
Além disso, se os pais não puderem buscar seus filhos pontualmente durante o horário regular de fechamento da creche, as crianças são incentivadas a passar o tempo lendo livros na biblioteca, com supervisão fornecida pelos administradores da comunidade.
Operação diária de interação para todas as idades
Os novos elevadores instalados conectam todos os andares do centro comunitário, garantindo fácil acesso para idosos, jovens e residentes com deficiência às diversas funções de serviço localizadas em diferentes níveis. Além disso, o hall de entrada foi reconfigurado como um espaço de dupla altura para melhorar a interação visual entre os residentes de diferentes idades, cultivando assim um senso de cuidado mútuo e compartilhamento dentro da comunidade.
A comunidade e os empreendedores sociais trabalham juntos na operação diária do prédio, contando com organizações sociais especializadas em cuidados diurnos para idosos, atividades infantis e consultas de saúde. Com um foco especial nos moradores idosos, são introduzidos serviços de cuidados para idosos de terceiros para estabelecer um modelo integrado de cuidados na comunidade, com esforços conjuntos da comunidade, instituições e cuidados domiciliares. Esta iniciativa abrange a criação de centros de aprendizado para a educação de idosos, refeitórios comunitários, salas de fitness adaptadas à idade, espaços para jogos de xadrez e serviços de aconselhamento psicológico para apoiar a vida diária da população idosa.
As salas de aula multifuncionais sediam diferentes aulas em grupo, como aulas de instrumentos, dança, coral, caligrafia e sessões de artesanato de segunda a sexta-feira, para que os moradores possam participar e aprender.
Um Polo Verde Vivo e Brilhante
Os estilos originais da fachada do prédio eram distintos e austeros. Neste projeto de renovação, a fachada é totalmente envolvida em painéis de malha metálica verde-claro, com a esperança de cultivar trepadeiras no futuro, criando uma imagem vibrante e animada do bairro. Enquanto isso, os espaços públicos interiores são mobiliados com acabamentos de madeira e paredes brancas, incorporando uma paleta de cores e texturas relaxadas e acolhedoras. Quando iluminados à noite, os espaços internos do centro comunitário e sua atmosfera dinâmica serão destacados na fachada, servindo como um luminoso lounge comunitário que simboliza o espírito de pertencimento e ajuda mútua da comunidade Qinghuayuan.