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Arquitetos: Atelier Z+
- Área: 3050 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Shengliang Su, Min Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Mercado da Costa Norte" está situado no lado norte do aglomerado público desta região de Hebei, China. O refeitório e mercado autogeridos de Aranya fornecem ao parque refeições acessíveis, alimentos frescos e mantimentos diários.
Para minimizar a obstrução das vistas para o mar dos moradores dos prédios no lado oeste e reduzir a interferência visual mútua, o mercado é projetado como uma estrutura plana de um único nível, sem espaços altos. Enxergamos este projeto como um mercado urbano em miniatura e introduzimos a organização espacial de "lojas internas e praças". Inicialmente, uma série de pequenas estruturas cobertas com variações sutis de tamanho são espalhadas pelo local para servir como barracas distintas acomodando diversos comércios dentro do mercado.
O perímetro externo apresenta uma galeria contínua com tetos mais baixos, servindo como espaço de transição entre o mercado e o parque. As lojas são projetadas com janelas voltadas para a galeria, e a galeria se estende de maneira sinuosa no lado leste e noroeste, criando três pátios verdes cercados por corredores.
A galeria não só forma uma interface acolhedora e contínua em uma escala humana, promovendo uma experiência de entrada agradável, mas também fornece espaço de expansão para configurações ao ar livre durante as temporadas de pico e feiras nos finais de semana.
Esta estrutura espacial, enquanto mantém as relações topológicas dos mercados tradicionais, se integra de forma perfeita ao ambiente do parque em uma escala miniaturizada, para formar uma espécie de espaço agrupado definido por pequenas unidades de telhados cônicos. De acordo com a lógica de distinguir tipos espaciais, o sistema de construção também é categorizado em dois: unidades de telhado cônico com paredes de concreto (para lojas distintas) e a estrutura de aço com telhado plano (para praças públicas e galerias periféricas). Esta sobreposição de elementos estruturais é utilizada para melhorar a qualidade experiencial do conteúdo espacial.
O objetivo do design de interiores para este mercado é ampliar ainda mais a experiência sensorial do conceito central sob a lógica de uma sobreposição dupla de espaços e conteúdo entre "lojas" e "praças". Em contraste com o cotidiano das áreas comuns com expansão horizontal, os interiores altos das lojas, com claraboias, estabelecem uma certa atmosfera marcante.
As cores, texturas e atmosferas únicas estabelecidas em cada loja criam uma forte sensação de descoberta ao entrar. Esta construção do espetáculo de consumo cotidiano associa as refeições diárias e a vitalidade da vida com o elo comunitário experiencial na era da internet móvel.