Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos

Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 2 de 64Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 3 de 64Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Mais Imagens+ 59

Alicante , Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Fran Silvestre, Estefanía Soriano
  • Arquiteto Técnico: Vicente Ramos
  • Colaboradores: María Masià, Pablo Camarasa, Ricardo Candela, Sevak Asatrián, Carlos Lucas, José María Ibañez, Andrea Baldo, Paloma Feng, Paco Chinesta, Javi Herrero, Gino Brollo, Angelo Brollo, Paco Chinesta, Anna Alfanjarín, Laura Bueno, Toni Cremades, David Cirocchi, Gabriela Schinzel, Nuria Doménech, Andrea Raga, Olga Martín, Víctor González, Pepe Llop, Alberto Bianchi, Lucía Domingo, Alejandro Pascual, Pablo Simò, Juana Hecker, Ana de Pablo, Sara Atienza, Valeria Fernandini, Sandra Mazcuñán, Kateryna Spuziak
  • Design De Interiores: Alfaro Hofmann
  • Cálculo Estrutural: Estructuras Singulares
  • Construção: Construcciones Sola
  • Assessor Financeiro: Valeria Fernandini
  • Administração: Sandra Mazcuñán
  • Marketing: Kateryna Spuziak
  • Design Gráfico: Julián Garcia
  • Climatização: Aire acondicionado Daikin
  • Mecanismos E Motores: Mecanismos Jung serie ZERO
  • Cidade: Alicante
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 11 de 64
© Fernando Guerra

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge de sua implantação no ambiente. A edificação se desdobra através de uma geometria muito clara, afastando-se da concepção de uma arquitetura compacta. Essa estratégia, juntamente com a esbelta proporção da construção, permite aumentar o perímetro de contato da residência com o exterior, gerando um sistema de pátios.

Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Exterior, Costa
© Fernando Guerra
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 63 de 64
Corte

Essa geometria permite contornar as árvores de grande porte existentes e abraçar os novos exemplares plantados no local. A arquitetura é criada entre o jardim, para que seja vivida como algo unitário. O projeto se adapta à topografia como uma espécie de terraço, que nos lembra das subidas de algumas ermidas. É um sistema que poderia ser ampliado, conforme exigido pelo programa da residência.

Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 32 de 64
© Fernando Guerra
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 59 de 64
Planta
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 60 de 64
Planta
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 61 de 64
Planta

O programa principal é dividido em três andares. O superior, é onde se encontra a área noturna. Sua orientação permite olhar para o mar acima da linha das árvores. A partir deste andar, é possível acessar o terraço do térreo, este terraço é desfrutado como um belvedere sobre a paisagem. Estruturalmente, ele funciona como uma ponte entre a garagem, que se "aproxima" do limite do terreno, e o núcleo de comunicação. Dessa forma, um pórtico em sombra é gerado, convidando-nos a entrar na residência. É uma peça fechada para a rua, que proporciona privacidade ao conjunto.

Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Guerra

As áreas de serviço deste andar são iluminadas por luz zenital, o que confere identidade ao núcleo de comunicações e ao distribuidor. O térreo é fechado a sudoeste e aberto para o mar. Nele, há uma residência completa, que pode funcionar de forma autônoma. No subsolo estão localizados usos auxiliares, as instalações gerais e um espaço multifuncional.

Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fernando Guerra
Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Fernando Guerra

O projeto é traçado com uma geometria muito clara de elementos retos que se unem através de uma curva suave. Conforme palavras de Philipp Jodidio: "a Casa Sabater exibe uma intrigante dicotomia: a de uma casa branca, essencialmente minimalista, com um layout e implantação que a integra muito mais ao seu ambiente do que se poderia esperar. A combinação das influências da modernidade de Álvaro Siza e das formas esculturais de Andreu Alfaro ajuda a explicar como Casa Sabater consegue ser simultaneamente geométrica e orgânica."

Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos - Imagem 39 de 64
© Fernando Guerra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos" [Casa Sabater / Fran Silvestre Arquitectos] 01 Jul 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1018206/casa-sabater-fran-silvestre-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.