-
Arquitetos: M.AR Montenegro Arquitetos
- Área: 11 m²
- Ano: 2013
Do arquiteto: A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja, é um edifício com aproximadamente 11.600 m² de área construída, inserido numa área retangular com 90m x 80 m. Este edifício foi dividido em 5 blocos independentes, denominados volumes A a E. Destes edifícios destaca-se o volume A.
O volume A é um bloco com uma estrutura contínua de 80,90 m de comprimento, em concreto armado protendido e sua principal característica é ser realizado com um único pórtico com vão livre de 50,70 m sobre a entrada da escola.
O pórtico é materializado pelos núcleos de acessos verticais e circulações adjacentes - que constituem a porção vertical - e uma travessa que aloja no seu interior dois auditórios para aulas teóricas e um espaço central para exposições.
A travessa do pórtico, também em concreto armado protendido, é materializada por duas vigas caixão que vencem o grande vão. Estas duas vigas, com alturas diferentes decorrentes da secção transversal dos auditórios que incorporam, suportam as lajes de cobertura e de fundo dos auditórios. A viga maior, localizada no extremo inferior do auditório tem 7,82m de altura, sendo o seu interior utilizado como corredor de acesso às salas; já a viga menor, localizada no extremo mais elevado do auditório, tem altura média de 3,50m.
Num artigo publicado na revista Interior Design Magazine, CC Sullivan escreveu: "A arquitetura de Montenegro é um tanto surrealista, talvez Giorgio de Chirico com uma pitada e M.C. Escher (...) concluindo, o edifício nunca falha em criar oportunidades de reflexão. A teatralidade e grandeza são incomparáveis (...)"