A proposta do arquiteto Jimenez Lai, Township of Domestic Parts: Made in Taiwan, foi selecionada para representar Taiwan na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014. Espalhada pelo Palazzo delle Prigioni, a instalação compreenderá nove pequenas casas, cada uma com um programa único, que comporão um "município interno de partes desajustadas."
Leia o comentário da curadoria, a seguir...
Dê uma volta por Township of Domestic Parts
Como um gancho no tema proposto pelo curador geral Rem Koolhaas, a proposta de Lai parte da perspectiva doméstica. Com a compreensão que "fundamental" traz consigo as implicações teóricas de "ser básico" e de "origem", Lai construiu sua proposta utilizando o "diagrama doméstico" como base fundamental para a arquitetura.
Além da investigação dos padrões de comer, dormir e se divertir do povo taiwanês, a exposição também explora os comportamentos fisiológicos, as interações sociais, crenças espirituais e outros aspectos pertencentes a estas "funções domésticas."
Uma extensa pesquisa foi conduzida por Lai e sua equipe de projeto para os programas incorporados nestas nove pequenas casas. No processo de investigação e compreensão das funções das arquiteturas domésticas, cinquenta casas icônicas foram estudadas. Os esforços gradualmente tomaram forma através de nove programas arquitetônicos que representarão o Pavilhão de Taiwan: House of Sleep, House of Work, House of Social Dining, House of Alchemy, House of Pleasure, House of Shit, of Study, Altar of Appearance, Garden of Earthly Delights.
Levando em consideração a restrição de analisar os espaços internos do local de exposição, estas nove casas foram concebidas como estruturas independentes e podem ser montadas no local. Como estruturas não tão grandes para serem arquitetura e grande demais para serem mobiliários, as nove pequenas casas podem ser definidas como "supermobiliários" (superfurnitures, no original).
O pavilhão taiwanês é apresentado pelo Ministério da Cultura da República da China (Taiwan) e organizado pelo National Taiwan Museum of Fine Arts (NTMoFA).