- Área: 20257 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Martin Schubert, Rene Jeppesen, Aleksandra Pawloff
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Fabricantes: AE Stålmontage, Alucobond, Frapont, Knauf, Lindner, Plaka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de quatro anos de construção, a "Casa da Música", em Aalborg, Dinamarca, foi inaugurada em 29 de março de 2014, em uma cerimônia, pela rainha da Dinamarca, Margrethe II.
Este centro cultural foi projetado pelo estúdio de arquitetura vienense Coop Himmelb(l)au, como um espaço de concertos combinado com uma escola: a sua estrutura aberta promove o intercâmbio entre o público e os artistas, entre os estudantes e professores. "A ideia por trás do edifício já pode ser lida a partir da forma exterior. A escola abraça a sala de concertos", explicou Lobo D. Prix, o arquiteto principal do projeto e fundador da Coop Himmelb(l)au.
Salas de ensaio e de formação em forma de U são organizadas em torno do núcleo do conjunto, uma sala de concertos para cerca de 1.300 visitantes. Um generoso hall de entrada conecta esses espaços e se abre, com uma janela de vários andares, para um espaço cultural ao lado. Mais três salas de tamanhos variados complementam o espaço: o salão íntimo, a sala de ritmos e o salão clássico. Através de várias janelas de observação, os alunos e os visitantes podem olhar para a sala de concertos e para as salas de ensaio e experimentar os eventos musicais.
A Sala de Concertos
As formas fluídas e curvas do auditório interior estão em contraste com a forma exterior rígida, cúbica. Os assentos na orquestra e varandas curvas são dispostas de tal maneira que oferecem as melhores possíveis acústica e vista para o palco. O conceito acústico altamente complexo foi desenvolvido em colaboração com Tateo Nakajima. O projeto das estruturas de gesso amorfos nas paredes e as suspensões do teto ajustáveis em altura, com base nos cálculos exatos da especialista em acústica, garantem uma experiência ideal de escuta.
A sala de concertos será um dos espaços mais tranquilos para a música sinfônica na Europa, com uma redução do nível de ruído de NR10 (GK10). Graças à sua qualidade arquitetônica e acústica, a sala de concertos já é bem requisitada: haverá shows da Orquestra Filarmônica Real com a violinista Arabella Steinbacher e a Orquestra da Rádio Nacional Dinamarquesa com a soprano Mojca Erdmann em abril.
O Foyer
O foyer serve como um ponto de encontro para estudantes, artistas, professores e visitantes. Cinco andares de altura com escadas, varandas e grandes janelas com vista para o salão principal, é um espaço vivo, dinâmico, que pode ser usado para uma ampla variedade de atividades.
Para Wolf D. Prix, este projeto é o símbolo da unidade entre música e arquitetura.
O Conceito de Energia
Ao invés de ventilação mecânica, o foyer usa a ventilação natural no grande espaço vertical. Tubos de água na laje de concreto são utilizados para a refrigeração no verão e o aquecimento no inverno. As paredes de concreto ao redor da sala de concerto possuem uma capacidade de armazenamento adicional para a energia térmica.
As tubulações e saídas de ar são equipadas com alta eficiência rotativa de trocadores de calor. Sistemas de ventilação muito eficientes com baixas velocidades do ar estão ligados sob os assentos na sala de concertos.
O ar é extraído através de uma grelha do forro acima do sistema de iluminação, de modo que o calor produzido não provoca um aumento na temperatura da sala.
O edifício está equipado com um programa de gestão que controla os equipamentos no edifício e assegura que nenhum sistema esteja ativo quando não houver necessidade. Desta forma, o consumo de energia é minimizado.