- Área: 221 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hector Santos-Díez
-
Fabricantes: Saunier Duval
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto reconstrói uma pequena casa de apenas 3 metros de largura e 16 metros de profundidade localizada no centro histórico da cidade de Costa da Morte. A antiga edificação abrigava uma casa e um bar.
Procuramos resolver a cena urbana com clareza, trazendo um aspecto renovado para o edifício sem perder sua identidade através de referências à história e cultura do lugar.
A edificação foi construída em madeira pintada de branco, remetendo às construções marítimas. Parte da fachada no térreo é de pedra, em continuidade com as fachadas das edificações que definem a rua. Queríamos refletir o espírito da arquitetura popular sem abrir mão de uma expressão própria.
A casa tem cerca de 120 m² divididos em 3 pavimentos. O térreo compreende a entrada e um garagem para dois carros. O primeiro pavimento é destinado às atividades diurnas - estar e cozinha. O segundo pavimento apresenta um quarto, um escritório e um banheiro. No ático se localiza a suíte principal.
Realizamos uma abordagem simples baseada num espaço aberto e na centralidade do acesso. A fachada apresenta uma protuberância central que amplia os espaços internos e cria uma cobertura no térreo. Os ambientes altos e as janelas estreitas criam relações sutis entre os diferentes níveis da casa.
A proposta consistia em reinventar um espaço que se encontrava em estado de ruína.