-
Arquitetos: Alonso, Balaguer y Arquitectos Asociados, Richard Rogers
- Área: 22000 m²
- Ano: 2008
-
Fabricantes: BANDALUX, Cricursa
Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações das Bodegas Protos consistem de uma nova adega e sede de representação social e gerencial. O edifício, respondendo às condições especiais e ambientais críticas, necessárias para a elaboração do vinho, é representativo da marca Protos e conecta-se com os arredores de Penafiel, fornecendo soluções que minimizam o consumo de energia necessária para manter as condições ideais. A economia de energia não é apenas importante, mas inerente à sua concepção.
O novo edifício se conecta com as antigas adegas (localizadas em uma série de longos corredores sob a montanha do histórico e brilhantemente restaurado Castelo de Peñafiel, futuro Museu do Vinho), através de um túnel construído sob a estrada divisora.
A base do edifício está enterrada, aproveitando a inércia térmica e colocando as áreas de produção e de maturação do vinho, interpretando com um tom contemporâneo, as construções tradicionais das vinícolas. Ancorada na área, esta base regulariza a topografia, criando um suporte para a cobertura leve que repousa sobre ele. Esta cobertura leve é formada por uma estrutura de arcos parabólicos de madeira laminada, reinterpretando a construção de caves de vinho em forma de navio. A sua consideração como uma fachada, sobre as vistas do Castelo de Peñafiel, torna-se vital na composição arquitetônica do edifício.
O tratamento volumétrico junta-se ao meio ambiente, em equilíbrio com as diferentes escalas.
Se cada cidade tem uma característica ambiental, visual ou paisagística, Peñafiel encontra a sua própria característica refletida na cor marrom avermelhado dos inclinados decks cerâmicos de suas instalações. Ter um deck que une tal cor e material era uma premissa fundamental no projeto; uma pele dupla na quinta fachada.