O Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP) anunciou na noite de ontem os sete finalistas escolhidos de uma lista preliminar de 36 projetos. O evento aconteceu em Santiago, Chile.
Para escolher os finalistas os cinco membros do júri - Francisco Liernur, Sarah Whiting, Wiel Arets, Dominique Perrault, e Kenneth Frampton - passaram os últimos doze dias visitando os projetos, conversando com os arquitetos, usuários e proprietários dos espaços e promovendo intensos debates acerca das obras.
Como notou Dominique Perault, "Há muitos modos de avaliar os projetos - modelos, desenhos, imagens - e nós aproveitamos todas as oportunidades para testar a qualidade das arquiteturas. Ao fim, apenas visitando os projetos é que se pode sentir o 'toque de deus' - a presença do edifício em seu contexto."
A lista de finalistas mostra bastante variedade - em termos de escala, lugar, tipologia, programa, materiais, etc. - tornando a escolha do vencedor ainda mais desafiadora. Veja os sete finalistas a seguir, dentre os quais a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, de Álvaro Siza.
- Biblioteca Central de Seattle / OMA
- Nelson Atkins Museum of Art / Stevel Holl Architects
- 1111 Lincoln Road / Herzog & de Meuron
- Fundação Iberê Camargo / Alvaro Siza
- Edifício Altamira / Rafael Iglesia
- Restaurante Mestizo / Smiljan Radic
- Capela del Retiro / Cristian Undurraga
Kenneth Frampton comentou que o MCHAP é a primeira ocasião que um prêmio de arquitetura é concebido não de modo horizontal - principalmente no eixo entre EUA e Europa - mas verticalmente, cruzando as Américas. Ele e o restante do júri esperam que o Prêmio não apenas impulsione uma discussão acerca da alta qualidade da arquitetura por toda a América, mas também inspire novas gerações a avaliar a arquitetura de maneira holística e contextual, sem noções preconcebidas.
Os membros do júri se reencontrarão para anunciar o vencedor em Outubro.
Dentro de dois anos o evento será realizado novamente, buscando por outros grandes projetos nas Américas. Embora esta primeira edição abranja obras construídas nos 13 primeiros anos do século XXI, a segunda englobará um período muito mais limitado.