- Área: 870 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jaime Navarro Soto
-
Fabricantes: Arkitech, Artemide, Constru-Epox, Magg, Mármoles Ponzanelli, Swaroski
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa original de 1976 está localizada na parte inferior do terreno, com orientação leste-oeste, que dá privacidade, tira proveito da vista para a paisagem circundante e promove uma ventilação, calor e luz adequados para o bem-estar das famílias.
O projeto de remodelação da casa partiu da premissa de criar uniões horizontais e verticais com o exterior para gerar uma fluidez de espaços através de pátios, jardins e terraços. Estas uniões promovem vistas cruzadas em todos os ambientes da casa.
A primeira grande decisão foi remover todos os elementos excedentes para restaurar o valor do volume original da casa e permitir que seus materiais pudessem ser vistos. O contraste entre os materiais novos e os já existentes é um tema constante na obra.
Todas as adições volumétrica realça os valores estruturais existentes, como leveza, transparência e horizontalidade. Lajes e pedaços que sobraram da estrutura original foram demolidos para criar pátios e terraços.
Como um gesto importante, as vistas do entorno foram marcadas, tanto o natural quanto o criado a partir do projeto, como pátios, piscinas e jardins, todos foram enquadrados. A permeabilidade das fachadas translúcidas desempenham um papel importante na criação da casa para tecer espaços interiores e exteriores em áreas sociais e privadas.
O primeiro pavimento, público e o segundo pavimento, privado, são unidos por uma escada helicoidal e um hall com uma cúpula circular. Cada espaço da casa, incluindo os dormitórios, tem duas janelas que permitem a visão cruzada que abrange todos os volumes arquitetônicos.
Materiais: A estrutura original e adicional está aparente para criar um contraste no concreto original e novo aço. Todo revestimento existente foi retirado para deixar à vista a estrutura em seu estado natural evitando estilos, favorecendo uma imagem mais pura e atemporal.