- Área: 4690 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Philip Vile
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Fabricantes: James & Taylor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Teatro Liverpool Everyman é o projeto vencedor da concurso aberto europeu para uma empresa de produção internacionalmente reconhecida. O escopo do trabalho inclui um auditório adaptável de 400 assentos, um espaço menor para performance e criação, uma sala ampla para ensaios, foyers públicos, espaços de exposições, instalações de catering e bar, além de escritórios de apoio, oficinas e espaços auxiliares. Toda a fachada é um grande trabalho colaborativo de arte pública. O projeto combina a construção termicamente maciça com uma série de sistemas de ventilação natural e de infra-estruturas técnicas de baixa energia para alcançar uma classificação BREEAM Excellent para este complexo e densamente habitado edifício urbano.
Everyman ocupa um espaço importante na cultura de Liverpool. O teatro original, convertido no século XIX à partir da capela Hope Hall, serviu bem a cidade como um centro de criatividade, convívio e de dissidência (frequentemente situado em seu bistrô subterrâneo), mas próximo ao novo milênio o edifício necessitava de uma reforma completa para servir ao programa de produção e participação em rápida expansão. O programa que Haworth Tompkins propôs cria um novo teatro tecnicamente avançado e altamente adaptável que reteria acessibilidade amigável, demótica do antigo edifício; projeta os valores de inclusão cultural, envolvimento da comunidade e criatividade local da organização, e encapsula a identidade coletiva do povo de Liverpool. O novo edifício ocupa o mesmo local sensível e histórico no centro da cidade, em Hope Street, imediatamente adjacente à catedral católica de Liverpool e cercado por edifícios tombados dos séculos XVIII e XIX, portanto, um equilíbrio entre sensibilidade e imposição na esfera pública externa era um critério de projeto significante. Outro aspecto central do programa era projetar um edifício público urbano com eficiência energética excepcional, tanto na construção e no uso.
O edifício faz uso da geometria complexa e limitada do local, organizando os espaços públicos em torno de uma série de meio-níveis, estabelecendo um passeio sinuoso e contínuo da rua até o auditório. Foyers e espaços de catering são organizados em três níveis, incluindo um novo Bistrô, culminando em um longo foyer piano nobile com vista para a rua. O auditório é um espaço adaptável de 400 lugares dentro do próprio palco, construído a partir dos tijolos recuperados da Catedral Hope Hall e manifestando-se como as paredes internas dos foyers. O edifício incorpora várias áreas de trabalho criativas com sala de ensaios, oficinas, estúdio de som, Sala de Escritores com vista para o hall de entrada, e EV1 - um estúdio especial dedicado aos grupos de educação e comunicação da Young Everyman Playhouse. Um grupo diversificado de pessoas com necessidades especiais acompanhou o projeto desde o início.
Externamente, o tijolo vermelho local foi selecionado para as paredes e para quatro grandes pilhas de ventilação, dando ao edifício uma silhueta distinta e articulando-o com a arquitetura envolvente. A principal fachada do edifício, voltada a oeste, é como uma obra pública em larga escala de arte constituída por 105 brises móveis de metal, cada um carregando, um retrato water-cut em tamanho natural de um atual residente de Liverpool. o fotógrafo local, Dan Kenyon, ajudou a registrar neste projeto cada aspecto da comunidade de Liverpool em uma série de eventos públicos, de modo que o edifício concluído pode ser lido como retratos rápidos da população em toda a sua diversidade. O tipógrafo e artista Jake Tilson criou uma fonte especial para uma nova versão para a icônica placa vermelha de "Everyman", enquanto o artista plástico Antoni Malinowsk, colaborador regular do teatro, pintou uma grande obra para o teto do hall de entrada para complementar uma paleta interna de alvenaria, aço negro, carvalho, Iroko recuperado, madeira compensada profundamente colorida e concreto sem pigmentação in situ.
O Teatro Everyman foi concebido desde o início como um exemplo de boas práticas sustentáveis. Um estudo prévio de viabilidade havia incluído um edifício muito maior e mais caro em um novo terreno, mas Haworth Tompkins defendeu a importância da continuidade e solidez do local original. Desmantelando cuidadosamente a estrutura existente, todos os tijolos do século XIX foram resgatados para reutilização como cobertura do novo auditório e as madeiras da estrutura do telhado foram recicladas. Ao fazer uso eficiente dos limites do terreno original, Haworth Tompkins evitou a necessidade de adquirir um local maior e a demolição de mais edifícios adjacentes. Juntamente com a equipe do cliente, o programa foi encaixado no espaço da forma mais densa e mais adaptável possível.
Tendo minimizado o espaço e o material exigido pelo projeto, o tecido foi projetado para alcançar a classificação BREEAM Excellent, incomum para um prédio urbano de teatro. A ventilação natural para o palco principal de apresentações e espaços de trabalho é feita através de grandes aberturas no telhado e forros de admissão radiante, usando massa térmica para pré-resfriamento; os foyers são ventilados através de telas móveis e um grande poço de luz. A estrutura de concreto à vista (com uma elevada percentagem de substituição de cimento) e as paredes de alvenaria reciclada proporcionam excelente massa térmica, enquanto que a orientação e o projeto de fenestração otimizam a resposta solar - toda a fachada oeste é concebida como uma grande tela de brises móveis. Os escritórios e espaços auxiliares são ventilados através de janelas de abrir.
O edifício tem tomado quase uma década de trabalho intensivo em equipe para ser concebido, chegar a um consenso, captar recursos, projetar e construir, e o projeto irá assegurar uma vida longa de aproveitamento por uma população diversificada de artistas, públicos e funcionários.