O escritório b720 arquitectos, de Barcelona, projetou um pavilhão inspirado em uma estufa para representar a Espanha na Expo Milão 2015. Simbolizando a fusão entre tradição e inovação na gastronomia espanhola, a estrutura em pórtico será dividida em duas partes, unidas pela repetição das formas.
De um lado, a estrutura de madeira em forma de galpão representará a tradição gastronômica do país. Uma série de espaços externos serão pontuados por programas com revestimentos diversos. O outro lado, um espaço fechado revestido de aço inoxidável, representará a inovação na gastronomia espanhola.
"A gastronomia espanhola, baseada no equilíbrio entre tradição e inovação, é uma referência nos mercados internacionais. Esse fato tem um papel relevante na criação desse pavilhão, gerando duas áreas separadas - cada qual com uma tectônica - de acordo com essa dualidade", descreveram os arquitetos.
Os espaços de caráter espanhol incluem um térreo livre, um pomar e um terraço com hortaliças, além de uma cobertura com vegetais hidropônicos.
Feito a partir de materiais reciclados e naturais, "pavilhão ecológico" será composto por uma série de pórticos de madeira de 1,50 metros, unidos por uma sequência de volumes prismáticos de madeira laminada. Entre esses pórticos, painéis de policarbonato atuam como coberturas que protegem as áreas externas das intempéries.
Para potencializar ventilação natural, aberturas nas coberturas oferecem uma saída para o ar quente, gerando um "efeito chaminé" que proporciona melhores condições de conforto no interior do pavilhão.
O pavilhão terá três focos principais: explicar os pontos fundamentais que fazem da gastronomia espanhola um sucesso; mostrar o equilíbrio entre criatividade e inovação para preservar a comida tradicional e saudável do Mediterrâneo; e empregar a agricultura sustentável como ferramenta para preservar a paisagem e o patrimônio, além de fomentar o desenvolvimento de modelos alternativos de turismo.
Arquitetos
Localização
Milão, ItáliaEquipe de projeto
Fermín Vázquez, Peco Mulet, Albert Freixes, Eduardo Varas, Caterina Dominioni, Alberto Garcia, Alejandro García, Valerio Decrecchio, Gemma Ojea, Pablo Garrido, Iván Arellano, Javier Artieda, Julita Jaskulska, Ourania Pappa, Annie Michaelides, Zélia Alves, David Sebastián, Daniel QuadfliegArquitetos locais
Arquipielago, B2fR ArchitettiConteúdo
Manuel Artiz, Roberto Vásquez, Antoni MiraldaEngenharia estrutural
Miguel NevadoServiços de engenharia
K2 Consulting slProjeto de iluminação
Artec 3Paisagem
Manel ColominasConsultores da exposição
Manuel Artiz, Antoni Miralda, Roberto VásquezCliente
Acción Cultural Española AC/EÁrea
2341.0 m2Ano do projeto
2015Fotografias
b720 Arquitectos