-
Arquitetos: Richter Dahl Rocha & Associés
- Área: 14165 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. No limite oriental do terreno, as áreas comerciais e de serviço, aliadas com a residência estudantil configuram uma fronteira clara com a praça pública. Se alongando ao sul para incluir a estação do metrô, lojas e restaurantes estão abrigados por uma galeria coberta com o hotel e os apartamentos dos estudantes acima. A grande escala do edifício é medida através de uma série de articulações e variações de altura dos diferentes volumes que compõem o conjunto. Apenas os volumes centrais do edifício são elevados ao topo. A fachada externa é revestida com vidro serigrafado e esquadrias de alumínio mantém um diálogo claro com o Centro de Convenções, onde os detalhes coloridos das janelas antecipam a exuberância do pátio interno.
As áreas comerciais e de serviços se abrem diretamente para a praça pública do segundo pavimento. Um hotel com 70 dormitórios envolve o pátio sul, e os apartamentos compartilhados da moradia estudantil podem ser acessados através das galerias de acesso em torno do pário norte do quarto pavimento. No sexto pavimento, apartamentos compartilhados em torno do pátio norte, e os apartamentos-studio na ala sudeste do edifício. Apenas três alas dos apartamentos estudantis vão até o oitavo pavimento.
Os apartamentos compartilhados estão ao redor das galerias de acesso. Espaços de estar semi-privados levam aos dormitórios individuais, cada um com seu banheiro particular. Todos os dormitórios estão localizados no perímetro externo, com as aberturas dos espaços de estar que dão para as galerias de acesso, em torno dos pátios. Esses pátios internos recebem em duas paredes o trabalho da artista Catherine Bolle, onde painéis de fibro-cimento são pintados à mão e compõem a obra "Le Chromoscope".
Os apartamentos-studio estão dispostos em ambos os lados do corredor norte-sul e percorrem as alas principais do edifício. Para incentivar a interação social entre os estudantes, uma série de espaços comuns foram dispostos em vários pontos ao longo desta circulação interna. Espaços alternados de pé direito duplo e simples recebem fechamentos com painéis de vidro colorido, continuando a temática policromática da obra de Catherine Bolle nos pátios internos.