Nascida em 1914 em Roma, Itália, Lina Bo Bardi escolheu o Brasil como lar e foi aqui que se fez seu nome. Este ano marca seu centenário e em comemoração foram organizados diversos eventos e exposições em algumas cidades brasileiras do exterior.
Para participar das celebrações, o Sesc Pompeia – instituição que ocupa uma das obras mais importantes da arquiteta – promove duas exposições, “A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi” e “Lina Gráfica”, ambas com abertura marcada para a semana que vem, no dia 08 de outubro.
Veja a seguir uma breve descrição de cada uma das exposições:
A ARQUITETURA POLÍTICA DE LINA BO BARDI
Mostra baseada nos projetos da arquiteta criados para equipamentos culturais. Essas obras – MASP (SP), Solar do Unhão (BA) e Sesc Pompeia (SP) – pautadas na convivência humana, na ocupação criativa e na relação com o caráter público da cidade, ressaltam o cunho eminentemente político do trabalho de Lina Bo Bardi.
- Curadoria: André Wainer e Marcelo Ferraz
- Local: Área de Convivência
- Data: de 08 de outubro a 14 de dezembro
LINA GRÁFICA
A exposição reúne ilustrações e desenhos não arquitetônicos, além de projetos no âmbito do design gráfico, realizados por Lina Bo Bardi entre as décadas de 1940 e 1980, na Itália e no Brasil, visando apresentar ao público uma importante e ainda pouco conhecida faceta da produção da arquiteta.
- Curadoria: João Bandeira e Ana Avelar
- Local: Área de Convivência
- Data: de 08 de outubro a 14 de dezembro
Via Sesc Pompeia