-
Arquitetos: RIMA Arquitectura
- Área: 280 m²
-
Fotografias:Frank Lynen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma empresa consagrada na criação de espaços contemporâneos de alta qualidade requer ter como um bunker, uma área de trabalho a partir da qual possa desenhar e planejar com efetividade seus projetos.
Isto é algo justamente o que RIMA conseguiu nos escritórios que se encontram instalados desde 2011. Um espaço flexível e confortável que incentiva a interação entre os usuários, ferramenta indispensável num escritório multi disciplinar de tal magnitude, gerando um ambiente criativo, dinâmico e descontraído que mantém distante a ideia de rotina.
Entrar nos escritórios de RIMA é respirar, desde os primeiros passos, a paixão e interessa da companhia pela arte e pelo desenho, atenta à todo momento em inovar, integrar e resolver as diversas necessidades de seus clientes. Assim, tornam-se não apenas um espaço de trabalho, mas também uma sala de exposição de arquitetura, design gráfico, artes visuais e paisagismo.
Como características distintivas do lugar estão o uso de objetos e materiais básicos, mobiliário reciclado e a sutileza de pequenos, mas emotivos detalhes, que o tornam em um espaço para trabalhar divertido e diferente, começando com a iluminação, calibrada de acordo com as necessidades do usuário, sem negligenciar seu desempenho.
No acesso foram utilizados dormentes reciclados de uma antiga ferrovia, representando a ênfase na aposta pelo uso de materiais reciclados de maneira criativa. O piso é de madeira natural, que simpatiza com naturalidade e elegância com o mobiliário de madeira OSB. Lâminas zintro são empregadas nas soleiras dos gabinetes das áreas privadas, o que lhe confere uma personalidade tanto informal como um caráter distinto. O vidro laminado é usado como um quadro negro para anotações e esboços da vida quotidiana, em vez de os quadros monótonos habituais.
Demostrando o gosto pela arte e a aplicação gráfica, diversas obras de arte estão penduradas ao longo de todo o espaço, com atenção meticulosa à sua localização e projeção de luz artificial para ressaltar seu conteúdo. O design gráfico também se faz presente em lugares chave dos diversos ambientes, em harmonia com o paisagismo, que se apodera da laje de concreto aparente que serve de teto e em alguns ambientes funciona como remate visual.
O resultado é um espaço funcional e agradável no qual se aproveita a iluminação e ventilação cruzada, onde é agradável tanto trabalhar como receber clientes e amigos da empresa.