Não são imagens “photoshopadas” nem alteradas de alguma forma, ao contrário, as palavras estão realmente pintadas nas casas, escadarias, muros e passagens.
Trata-se de duas intervenções urbanas do coletivo artístico Boa Mistura realizadas na Espanha e na Sérvia onde, dependendo do ponto de observação, deparamo-nos com um efeito ótico que rearranja as imagens compondo palavras perfeitamente legíveis a partir de traços irreconhecíveis.
Veja, a seguir, algumas imagens de cada uma das intervenções.
1. Azul sobre Branco
Através de seis palavras o coletivo e os moradores de El Carpio e Maruanas mostram um pouco do espírito de suas comunidades usando uma cor que contrasta com as casas do lugar. Assim, no caso de El Carpio, foram escolhidas as palavras “Serenidade” e “Sossego”, enquanto que em Maruanas foram escolhidas “Calma”, “Claridade”, “Luz” e “Respeito”.
A intervenção fez parte das Jornadas de Criação SCARPIA, um programa que busca levar a arte aos espaços públicos e que contou com 40 voluntários que já haviam participado de trabalhos anteriores com o coletivo.
2. Palavra Bonita
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Casa de España, localizada em Belgrado, foi bombardeada e permanece parcialmente destruída até hoje. Neste local, o coletivo pintou o seguinte provérbio “Palabra Bonita Abre Puerta de Hierro” [Palavra Bonita Abre Porta de Ferro].
Como uma maneira de convidar às pessoas a percorrerem o lugar, o provérbio foi dividido. Assim, ao entrar na casa, pode se ler “Palabra bonita”, e na esquina oposta “Abre Puerta de Hierro”.
A intervenção foi realizada durante o Festival Mikser e este local foi escolhido por estar localizado em um bairro que está se reinventando através de espaços de coworking e intervenções urbanas, entre as quais se destacam as hortas urbanas.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.