Doze escritórios locais e internacionais foram convidados para participar de um concurso em duas etapas para o “Sydney Modern Project", um projeto de US$ 450 milhões para a expansão da Art Gallery of New South Wales (NSW). Cinco dentre os doze selecionados - que incluem o SANAA, Tod Williams and Billie Tsien, e Herzog & de Meuron - avançarão para a rodada final do concurso, onde lançarão propostas conceituais para a expansão da galeria.
“A ideia de expansão e transformação é muito mais que apenas um edifício", comunicou o diretor da galeria, Dr. Michael Brand. "Através desse concurso por convite a Galeria busca ideias para um projeto arquitetonicamente ambicioso, inteligente, sensível, sustentável e altamente funcional. Nosso terreno voltado para o Porto de Sydney inspirará cada um dos escritórios convidados, todos os quais com extraordinárias habilidades de projeto."
Os escritórios convidados são:
- Candalepas Associates; Sydney
- David Chipperfield Architects; Londres
- Fender Katsalidis; Melbourne
- Herzog & de Meuron; Basileia
- Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa / SANAA; Tóquio
- Kengo Kuma & Associates; Tóquio
- Kerry Hill Architects; Singapure
- Nieto Sobejano Arquitectos; Madri
- RPBW (Renzo Piano Building Workshop); Gênova
- RMA Architects (Rahul Mehrotra Architects); Mumbai
- Sean Godsell Architects; Melbourne
- Tod Williams and Billie Tsien Architects; Nova Iorque
"Cada um dos escritórios convidados demonstrou habilidades exemplares em arquitetura e criação de espaços numa variedade de escalas e também demonstrou capacidade de relacionar projetos construídos com o lugar e a paisagem" acrescentou Brand.
O vencedor será anunciado em abril de 2015. O projeto tem conclusão prevista para 2021, a tempo do 150° aniversário da galeria.
Via Art Gallery NSW