- Área: 350 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno de características marcadamente rurais procurou dar-se forma a uma construção que se relacionasse com o meio envolvente de modo a tirar partido do ambiente característico da quinta e optimizar a exposição solar.
No que toca à composição volumétrica, projetamos uma moradia implantada sobre uma base plana segundo três eixos que se resultam numa forma orgânica, uma solução arquitetônica desenvolvida sobre si mesma e aberta ao quadrante sul, que julgamos adaptar-se melhor à fisionomia e percursos pré-existentes da quinta, características a manter, fundamentais para o sucesso desta intervenção.
No que se refere à organização dos espaços interiores desenvolvemos sobre um piso semi-enterrado as áreas técnicas de garagem e apoio à piscina enquanto ao nível do piso térreo desenvolve-se a área habitacional, onde se interrelacionam as áreas comuns de lazer e as áreas mais privativas de descanso.
Sobre a plataforma criada na continuidade da moradia, projetou-se uma extensa área exterior de lazer composta por uma zona coberta, um solário e uma piscina. Prevê-se, ainda a beneficiação paisagística da quinta com o objectivo valorizar as espécies arbóreas existentes de maior interesse e a redefinição e adaptação de percursos pedestres de circulação envolvente.