-
Arquitetos: el dorado; el dorado
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mike Sinclair, Videtech
Prairie Logic é uma colaboração entre Janet Zweig e el dorado. É composto por um furgão de alumínio perfurado instalado numa pradaria nativa, o projeto foi encomendado pela Prefeitura de Kansas, Missouri, como parte de seu 1% para o Programa de Arte.
A obra encontra-se num teto verde de meio acre, 4 pavimentos acima da rua principal do centro de Kansas. Está destinado a ser visto em diferentes escalas: desde os arranha-céus vizinhos ou do próprio teto verde; e ser experimentado como um espaço de contemplação solitário, ou como um espaço de atuação.
A ideia geradora por trás da peça começou com conversas entre Janet e el dorado sobre o contexto local, já que a cidade se configura como um percurso principal entre muitos outros históricos para o oeste do Estados Unidos. A ideia de Kansas tanto como um destino e como um ponto de embarque é reforçada atualmente pela existência do segundo maior nó ferroviário do país e por sua extensa área suburbana e ex-urbana.
Prairie Logic foi formado pelo desejo da nossa cultura em ser "outro lugar", que tem permeado o tecido social e a infraestrutura de Kansas em muitas escalas. Enquanto os cidadãos de Kansas desejam um lugar no campo os residentes dos subúrbios sonham com um loft urbano. Enquanto os que trabalham nos escritórios olham para baixo e desejam escapar de seus espaços climatizados, os que estão na cobertura verde contemplam as construções circundantes. Por último, numa escala reduzida, os que ocupam a grama bem cuidada no lado oeste do teto verde, desejam se aventurar nos pastos nativos para visitar o vagão ali situado.
Prairie Logic pretende ser um lugar de contemplação e reflexão, dependendo de sua ocupação, seja como um espaço de solidão e reflexão, ou como um lugar comunitário programado.