Os habitantes de Santiago, Chile, contam agora com mais um espaço público. Trata-se do Parque Fluvial Renato Poblete, o primeiro parque fluvial urbano do Chile e um dos trechos do projeto Cicloparque Mapocho 42k.
Os 20 hectares do parque, localizado em Quinta Normal, na porção oeste do Parque de Los Reyes, se dividem em dois setores: o "Parque Brazo del Río” e o "Paseo en El Cauce”. O primeiro tem uma superfície de 13 hectares nos quais se encontra uma lagoa formada por uma entrada do rio Mapocho, local que servirá à prática de esportes náuticos assim que esse serviço for implementado.
Mais informações e imagens, a seguir.
O segundo setor do parque, "Paseo en El Cauce”, é um percurso alagável que, juntamente com três espelhos d'água (ou represas de inundação) constitui o trecho de 7 hectares restante.
O parque será administrado pelo Parque Metropolitano de Santiago (Parquemet), entidade que está a cargo da conservação, manutenção e segurança de outros 17 parques da cidade que conformam uma rede de parques urbanos.
Em seus 20 hectares o parque conta com um anfiteatro, dois campos de grama sintética, esportes aquáticos, estacionamentos e playground para crianças.
O Parque Renato Poblete se localiza muito próximo ao Parque de Los Reyes e permanece aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 9h e as 21h.
Via Plataforma Urbana.