Por ser um movimento tão recente no discurso arquitetônico internacional, o alcance e significado do pós-modernismo pode, às vezes, passar despercebido. Nessa seleção, feita por Adam Nathaniel Furman, o "incrivelmente rico, extenso e complexo ecossistema de projetos que surgiram desde a explosão inicial do pós-modernismo nos anos 1960 até o início dos anos 1990", é exposto para nossa análise.
De mesquitas que idealizam um passado idílico, através de Aladdin de Walt Disney nos anos 1990, a um teatro em Moscou que tem em sua fachada uma colagem construtivista de cenas clássicas, ainda "há categorias do pós-modernismo a serem descobertas e táticas a serem aprendidas." Esses projetos traçam formas figuração estilística complexas, do pós-modernismo acadêmico a formas mais populares que se espalharam como fogo no final do século XX.
O pós-modernismo como condição arquitetônica, econômica e cultural está vivo e vai bem. Por toda a parte. No discurso arquitetônico, a integração complexa e enriquecedora de múltiplas referências em uma tectônica fluida que incorpora nossas identidades locais simultaneamente multiformes e sem fronteiras foi uma área proibida por muitos anos.
A Basilica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro, Costa do Marfim/ Pierre Fakhoury
Mesquita Sheikh Zayed, Abu Dhabi
Horton Plaza, San Diego / Jon Jerde
Piazza d'Italia, New Orleans / Charles Moore
Walt Disney World Dolphin and Swan Hotels and Resort, Orlando
Grand Lisboa Tower, Macau / Dennis Lau & Ng Chun Man Architects
PPG Place, Pittsburgh / Philip Johnson
Edifício do Serviço de Inteligência Secreta (MI6), Londres / Terry Farrell
Vancouver, Canadá
Neue Staatsgalerie, Stuttgart / James Stirling
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